- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Arte a partir do lixo alerta para o volume de resíduos depositados no mar
Arte a partir do lixo alerta para o volume de resíduos depositados no mar
A peça foi instalada no parque de estacionamento do Porto da Nazaré, mas tem como propósito a itinerância, pelo que será usada em ações dedicadas à educação ambiental e formação cívica em matérias relacionadas com o tema da sustentabilidade ambiental.
Três artistas locais, Marco Meco, Filipe Ferreira e Hugo Trindade, são os autores da obra de arte feita a partir de resíduos recolhidos nas praias do concelho e que está exposta no Parque de Estacionamento do Porto da Nazaré.
A arte a partir do lixo depositado por ação humana no oceano, que o mar empurra, parcialmente, para terra, visa sensibilizar a comunidade para uma das causas dos atuais efeitos climáticos adversos registados no mundo.
A iniciativa surge a propósito do projeto Águas Belas, que incentiva ao consumo da água da torneira que é tão saudável e segura quanto qualquer água engarrafada.
O Município pretende evitar “o aumento da utilização do plástico e sensibilizar para o maior consumo da água da rede”, explica Salvador Formiga, vereador do Ambiente na Câmara da Nazaré.
De acordo com os dados divulgados pela APIAM – Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, Portugal é o quarto país da europa com maior consumo per capita de água engarrafada. Cada português consome, em média, 146,4 Litros de água engarrafada, dos quais 85% (124,4L/hab) são consumidos em embalagem de plástico, pelo que cada um de nós está a produzir, anualmente, cerca 2,4 Kg resíduos de plástico resultantes do consumo de água engarrafada.
Para o vereador com o Pelouro do ambiente, em que se insere este projeto de sensibilização “faz sentido consumir água da torneira e reduzir o consumo de água engarrafada ao estritamente necessário, tendo em conta a boa qualidade da água da rede e os impactes associados ao consumo excessivo de água engarrafada, sobretudo no que toca à produção de resíduos de plástico”.
A instalação, que o público encontra no Parque de Estacionamento do Porto da Nazaré, é itinerante, pelo que poderá integrar, nomeadamente, ações dedicadas à educação ambiental e sensibilização da população para matérias relacionadas com o tema.
Notícias relacionadas
-
Nazaré distinguida com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano
Nazaré distinguida com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano
24 Novembro 2021 -
Alunos do Ensino Básico escolhem nome de mascote para projeto de sensibilização ambiental Águas Belas
Alunos do Ensino Básico escolhem nome de mascote para projeto de ...
18 Novembro 2021 -
Quase duas toneladas de lixo retiradas em ação de limpeza da Praia do Norte
Quase duas toneladas de lixo retiradas em ação de limpeza da Praia do Norte
29 Setembro 2021