- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Biblioteca Municipal José Soares prepara reabertura com novas ofertas para setembro
Biblioteca Municipal José Soares prepara reabertura com novas ofertas para setembro
A Biblioteca Municipal José Soares irá encerrar excecionalmente em agosto, nos sábados de 10, 17, 24 e 31, e na semana de 26 a 30 [de agosto}, para a realização de intervenções destinadas a melhorar o funcionamento e a oferta.
A decisão visa “a adaptação dos espaços às mais recentes diretrizes técnicas do Manifesto da IFLA – Unesco para as Bibliotecas Públicas”, mas também “para uma melhor, mais eficaz e mais adequada organização dos serviços públicos a prestar aos nossos utilizadores, atualizando e melhorando a estrutura dos fundos documentais existentes nas Salas de Leitura; organização dos Depósitos / Fundo Local / Reservados, criando novos serviços digitais; bem como a realização de tarefas de manutenção, reparação e desinfestação dos espaços internos e públicos da Biblioteca”, explica a coordenação do equipamento.
Serviços da Biblioteca Municipal José Soares
Inaugurada em novembro de 2008, a Biblioteca Municipal José Soares, instalada num edifício construído de raiz caracterizado pela sua sobriedade arquitetónica, possui uma grande versatilidade, baseada na diferenciação de funções e espaços para públicos específicos.
Com uma Bebéteca (um espaço de aprendizagem para bebés e crianças dos 0 aos 3 anos), uma Bedeteca (um espaço dedicado aos livros de banda desenhada), uma biblioteca de filmes e uma biblioteca de música, um auditório, entre outros serviços, oferece, ainda, livros em braille e audiolivros, assim como o acesso ao Fundo Local sobre Nazaré e ao Fundo sobre as Ciências do mar.
O equipamento adotou o nome José Soares em junho de 2022, o dia em que o autor, de várias obras dedicadas à sua terra, completou 100 anos de vida.
O Município prestou-lhe homenagem em reconhecimento a uma vida dedicada à partilha de conhecimento sobre a sua terra. Nascido a 24 de maio de 1922, José Soares registou uma longa atividade dedicada ao estudo da Nazaré. A sua estreia na escrita aconteceu em 1960 com a publicação da obra “Ventania”. Teve, também, uma breve incursão pela pintura de cariz experimental, de que resultaram alguns trabalhos, a maior desconhecida do público. Privou com inúmeros autores bem conhecidos do público, entre os quais Paul Girol, Einer Palme, Alves Redol, José Cardoso Pires e Michel Giacometti.
Notícias relacionadas
-
Piscinas retomam a atividade em outubro com maior eficiência
Piscinas retomam a atividade em outubro com maior eficiência
28 Julho 2021