- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Cegadas e Rancho de Fantasia no encerramento do Carnaval 2022 na Nazaré
Cegadas e Rancho de Fantasia no encerramento do Carnaval 2022 na Nazaré
A festa do Carnaval ainda não acabou. No próximo sábado, dia 5 de março, o cineteatro da Nazaré abre-se à exibição de cegadas e de um rancho de fantasia.
O espetáculo, que terá início às 21h00, é organizado pelo Município da Nazaré, e pretende levar ao público uma das marcas da identidade desta comunidade com este evento festivo anual.
A noite de cegadas e rancho de fantasia tem entrada gratuita, de acordo com a ordem de chegada.
AS CEGADAS
De entre as manifestações carnavalescas, que ocorrem durante o período de folguedo da Nazaré, a importância da exibição da cegada é um facto que não passa despercebido, mesmo ao participante estranho à comunidade. O barulho e a desordem dão lugar ao silêncio e à ordem quando a cegada se apresenta.
As cegadas são textos escritos (articulação de vários temas) e teatralizados por elementos masculinos “travestidos” – os que interpretam papéis femininos – e elementos femininos (o elemento feminino na cegada nazarena aparece apenas a partir dos anos 70 do século passado, pois até então, era exclusivamente representada por homens).
Constituem a “licença” de falar sobre o que noutros períodos (o resto do ano) não se diz de uma forma manifesta e explícita. Possuem um princípio de base, os acontecimentos de interesse social aos quais a população dá ou deu (no ano transato) um grande relevo.
Atuam como um fenómeno de inversão, enquanto crítica pública social, política e moral. Possuem um discurso hermético e etnocêntrico que implica uma reafirmação de valores morais e sociais próprios, cuja superioridade é exaltada, em detrimento dos valores externos.
Adquirem, assim, toda a sua importância, relevando-se um forte mecanismo de conservação da identidade desta comunidade: implica uma forte oposição à mudança e, simultaneamente, à assimilação dos valores do “paleco” – indivíduos que não são naturais da Nazaré – e do turista, ou seja, atua como uma resistência à aculturação, fenómeno que poderia resultar em consequência do impacto cíclico sofrido na comunidade durante a época balnear e do processo de aburguesamento interno.
Sob o aspeto de sátira e numa manifestação claramente autocrítica, a cegada traduz um conjunto de valores, uma estrutura mental e um código de comportamentos particulares, tornando-se uma preciosa contribuição para o conhecimento e compreensão das formas de estar, pensar e atuar da comunidade nazarena.
Notícias relacionadas
-
Exposição do Carnaval no Centro Cultural da Nazaré de 5 de fevereiro a 6 de março
Exposição do Carnaval no Centro Cultural da Nazaré de 5 de fevereiro a 6 de ...
04 Fevereiro 2022 -
Nazaré cancela eventos de rua do Carnaval 2022
Nazaré cancela eventos de rua do Carnaval 2022
02 Dezembro 2021