- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Clube de Proteção Civil no Externato Dom Fuas Roupinho
Clube de Proteção Civil no Externato Dom Fuas Roupinho
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré está a promover a qualificação e formação da sociedade civil, com a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de preparar mais cidadãos para o socorro em momentos de vulnerabilidade, com vista a uma sociedade cada vez mais resiliente.
O Clube de Proteção Civil do concelho, iniciativa integrada no Programa Nazaré + Sensibilizada, Nazaré + Protegida do Serviço Municipal de Proteção Civil, foi apresentado à Assembleia Pedagógica do Externato Dom Fuas Roupinho onde o poderá vir a nascer, em breve, o primeiro grupo do género na comunidade educativa do concelho.
O projeto inscreve-se no programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Proteção Civil/ANPC e destina-se a proporcionar recursos informativos e formativos que contribuam para a aquisição de competências específicas, em articulação com o Referencial de Educação para o Risco, promovendo ações integradas neste domínio.
Para além de espaço dinâmico de transmissão de saberes, a Escola constitui um fator de integração na sociedade e vetor de formação de cidadãos, intervenientes e responsáveis.
“É neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoproteção, as quais contribuem para a adoção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados, face a acidentes graves ou catástrofes que as populações possam vir a enfrentar, contribuindo assim para a construção de comunidades mais resilientes”, refere esta entidade.
Para o Serviço Municipal de Proteção Civil o universo escolar constitui o território preferencial de intervenção, “quer pelo impacto das comunidades educativas na população em geral, quer pelos efeitos multiplicadores nas futuras gerações”.