- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Comércio tradicional digital para cativar o cliente que aprecia a proximidade, exclusividade e qualidade
Comércio tradicional digital para cativar o cliente que aprecia a proximidade, exclusividade e qualidade
Bairros digitais avançam para facilitar a vida ao cliente e refrescar o comércio local na concorrência com as grandes marcas e superfícies comerciais.
O Município Nazaré, enquanto promotor do projeto Mercado Local da Nazaré 5G, um dos 65 aprovados a nível nacional no âmbito da medida “Bairros Comerciais Digitais”, recebeu, no passado dia 6 de setembro, a declaração de compromisso, durante a cerimónia pública oficial que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto.
A entrega da declaração de compromisso aos promotores foi feita pela diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, tendo o projeto da Nazaré estado representado pela vereadora da Câmara Municipal, Regina Piedade. “É um dia histórico, que marca o início de um projeto transformador, do meu ponto de vista, que constituirá um ponto de viragem para o comércio local, com vantagens em várias frentes para comerciantes, residentes e visitantes”.
São objetivos do projeto Bairros Digitais potenciar a transformação digital do comércio local em Portugal, incentivando a modernização e inovação tecnológica.
O Município da Nazaré, dinamizador do “Mercado Local da Nazaré 5G”, tem como missões a revitalização e digitalização do comércio e serviços locais, utilizando as mais recentes soluções tecnológicas.
Até à chegada ao projeto adaptado à realidade local e às necessidades do lado da procura foi efetuado o diagnóstico e aptidão do comércio, através da realização de um levantamento sobre o estado do comércio digital e realizada a auscultação das perspetivas e necessidades de empresários e cidadãos em relação à digitalização, bem como a identificação de desafios e potencialidades do ecossistema empresarial local.
“É fundamental que os espaços comerciais se renovem e adaptem às exigências dos consumidores atuais, o que passa forçosamente por ter uma presença digital qualificada e tornar mais ágil a experiência de consumo”.
Após a elaboração da estratégia, com os contributos recebidos da comunidade, foram definidas as etapas e o cronograma para a implementação das soluções tecnológicas, estabelecidas parcerias estratégicas para sua a implementação (ACISN, EPN, Oonify), feita a análise pormenorizada da capacidade de implementação e continuidade do projeto, estudo dos benefícios económicos esperados, “considerando o retorno sobre o investimento, avaliação de riscos e definição de estratégias de mitigação, explicam os gestores do projeto de mudança do comércio local”.
A aprovação deste projeto, que deverá estar implementado até final de 2025, é uma oportunidade para impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, bem como a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.
A medida “Bairros Comerciais Digitais” vai abranger 25 mil estabelecimentos a nível nacional e tem uma dotação total de 52,5 milhões de euros que deverá, em breve, ser reforçada com 25 milhões de euros, estando neste momento o Governo a aguardar a aprovação da Comissão Europeia.
Notícias relacionadas
-
Comércio Tradicional assinala Páscoa com atividades para a família
Comércio Tradicional assinala Páscoa com atividades para a família
03 Abril 2023 -
Candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais
Candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais
02 Março 2022 -
Campanha Mercado Local incentiva às compras no Comércio Local do Concelho da Nazaré
Campanha Mercado Local incentiva às compras no Comércio Local do Concelho da ...
02 Fevereiro 2022