- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024
Atividades da data decorrerão no dia 20 e estão associadas à exposição comemorativa dos 50 anos de Abril de 74
O Município da Nazaré associa-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024 (DIMS 2024), que se assinalará no próximo dia 18 de abril, sob o tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”, proposto pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), com a exposição: “Da escuridão da ditadura à luz da democracia”, patente no Centro Cultural da Nazaré, onde se localizam dois dos três núcleos do Museu (vivo) do Peixe Seco.
As atividades da data serão realizadas no sábado, dia 20, associadas à exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, com uma oficina de construção de cravos com papel (15h00) e uma palestra dedicada ao tema: “O Teatro como Resistência (21h00).
A coordenação nacional das celebrações da data, em Portugal, é da entidade responsável pela Coordenação Nacional, em colaboração com a ICOMOS – Portugal do Património Cultural, I.P.. Todas as iniciativas da data podem ser consultadas em: https://www.patrimoniocultural.gov.pt/eventos2/dims/2024
Museu (Vivo) do Peixe Seco
O Museu do Peixe Seco, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal da Nazaré, inclui 3 núcleos: seca do peixe, centro de interpretação e tratamento do peixe.
A secagem do peixe, e os seus estendais no areal, tornaram-se uma imagem de marca da identidade local. As origens desta tradição permanecem desconhecidas, mas calcula-se que fosse a melhor forma de conservar a comida, em tempos de escassez. Certo é que a seca do peixe assegurava o sustento das famílias e permitia, igualmente, a venda de peixe nos mercados regionais.
As espécies mais utilizadas são o carapau, a sardinha, a petinga, o cação, e o polvo, devido à sua abundância.
Este museu vivo é, simultaneamente, uma atração turística e uma forma privilegiada de garantir melhores condições de trabalho aos vendedores de peixe, assim como criar novos postos de trabalho e manter viva a tradição.
Notícias relacionadas
-
Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
21 Fevereiro 2024 -
Público chamado a votar em destinos turísticos com boas práticas
Público chamado a votar em destinos turísticos com boas práticas
12 Janeiro 2024 -
Um café ambulante que percorre o mundo estacionou no largo NS Nazaré
Um café ambulante que percorre o mundo estacionou no largo NS Nazaré
09 Dezembro 2023