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Nazaré partilha boas práticas digitais com preservação da identidade cultural em Congresso sobre Autarquias de futuro
A Nazaré foi uma das convidadas do evento 4º Autarquias de Futuro promovido pela Wiremaze, a decorrer em Guimarães, no qual 30 oradores, de vários pontos do país, transmitiram as boas práticas digitais ao serviço do seu público.
Walter Chicharro, Presidente da Câmara, foi um dos oradores convidados do primeiro dia da iniciativa, e levou as práticas digitais na inovação para responder às necessidades dos munícipes e na promoção da identidade cultural local para levar a marca “Nazaré” mais longe.
O autarca começou por apontar a comunicação e a digitalização como eixos centrais na estratégia governativa e afirmação global da oferta local.
A inovação tecnológica “tem sido uma ferramenta relevante na promoção da marca a nível mundial, e que tem proporcionado desenvolvimento local”, nomeadamente através do turismo que, atrás da curiosidade gerada pelas notícias e imagens divulgadas sobre os produtos ligados ao mar, passou a realizar deslocações de visita de conhecimento em diferentes meses do ano ao território; da divulgação dos investimentos locais na atratividade do território e no desenvolvimento da diversidade do tecido empresarial.
O digital “traz possibilidades imensas, desde logo a transformação de hábitos”, mas a “literacia digital tem que entrar por toda esta sociedade civil, para que os que têm competências digitais as desenvolvam e para os que as não têm as adquiram,” disse o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.
A transformação digital é uma realidade em curso, mas não pode esquecer que existe uma população envelhecida com menor conhecimento e disponibilidade para esta inovação. “O foco na proximidade da autarquia ao cidadão não se deve perder”, disse Helena Barril, Presidente da Câmara de Mirando do Douro.
“Pode e deve o digital ser um elemento de reforço da proximidade das autarquias com a população”, disse a ANAFRE, através de Luís Newton.
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