- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam instalação do ensino secundário público
Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam instalação do ensino secundário público
08 Agosto 2017
Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam instalação do ensino secundário público.
Tiveram início as obras de beneficiação da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, que representam um investimento de 349 mil euros.
A construção de seis salas novas, a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios serão algumas das intervenções que têm como objetivos melhorar as condições do edifício e prepará-lo para a instalação do ensino secundário público, já a partir do novo ano letivo.
As obras surgem no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município e Ministério da Educação, cuja comparticipação é de 149 mil euros.
A tutela manifestou abertura para a expansão da escola, através da construção de mais seis salas de aula, consideradas “as suficientes para albergar turmas do ensino secundário, nas áreas que vierem a abrir, já neste ano letivo 2017-2018”, explicou o vereador da Educação Manuel Sequeira.
A saída de alunos para concelhos vizinhos, onde podem prosseguir os estudos do secundário público, tem sido uma preocupação manifestada por pais, encarregados de educação e Conselho Municipal de Educação, e “transmitida pela atual gestão da Câmara ao Governo, que se mostrou sensível ao assunto, autorizando a ampliação da oferta da escola até ao ensino secundário, o que acontece pela primeira vez”, disse, por seu turno, o Presidente da Autarquia, Walter Chicharro.
“Temos a perceção que, apesar da diminuição demográfica existente, a população estudantil continuou a crescer em escolas de concelhos vizinhos e a diminuir no concelho da Nazaré. A ideia é encontrar uma resposta ao êxodo, e atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas do concelho”.
No âmbito do acordo, a Câmara Municipal ficou responsável pelos projetos de arquitetura e das especialidades para a beneficiação das instalações da escola, lançamento do procedimento e adjudicação das obras.
“A instalação do ensino secundário público na Nazaré deve-se ao esforço desta gestão, que reuniu com o Ministério da Educação sobre essa necessidade”, destacou o autarca.
As obras não irão perturbar o início do novo ano letivo, que começará na data estipulada e dentro da normalidade.
Pesquisa Geral