A Nazaré integra plano de estudos de mestrado de turismo da Universidade Complutense – Madrid
A Universidade Complutense de Madrid figura entre as mais antigas do mundo. Foi fundada em 1499. Um dos mestrados inclui a Nazaré como referência de estudos de desenvolvimento local.
Meia centena de estudantes que frequentam um mestrado na área do turismo da Universidade Complutense de Madrid [Espanha] estiveram, hoje, na Nazaré, um caso integrado no Plano de Estudos deste curso do 2º ciclo do ensino superior, para conhecer, no terreno, a evolução de um município que se tornou numa marca internacional.
Ignácio Ruiz, coordenador do curso, referiu-se à importância de levar os estudantes até aos destinos turísticos que “se tenham convertido em referências de nível internacional, passando por uma transformação urbanística, política municipal e desenvolvimento de serviços para locais e visitantes”, registando, com isso, um “crescimento surpreendente”, como surpreendente é também “a capacidade de absorção de tantos turistas num município de pequenas dimensões, com muito turismo de sol e praia”.
“Os estudantes devem perceber como é que um município foi capaz de planificar e gerir [esta transformação] para prestar serviços aos locais e aos visitantes, que chegam de toda a parte do mundo”.
O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, recebeu o grupo com a apresentação das principais mudanças verificadas após a projeção da força do canhão submarino na formação de ondas gigantes, que são cada vez mais uma referência obrigatória do surf mundial.
“De uma vila, quase exclusivamente piscatória, a Nazaré passou a crescer no turismo, nos negócios e nos investimentos em diversas áreas de atividade, nomeadamente por parte de multinacionais e empresas nacionais de diversos sectores.”
O impacto das ondas gigantes na economia da Nazaré começou a evidenciar-se entre 2014 e 2015, o que, segundo o autarca, foi visível “com propostas de instalação de projetos de hotelaria e de novos negócios”. Ao longo dos últimos 8 anos, o crescimento fez-se sentir, também, nos licenciamentos urbanísticos, para projetos hoteleiros e residências de particulares, nomeadamente para estrangeiros.
“A Nazaré gera mais notícias internacionais do que Lisboa. O maior volume de artigos sobre a Nazaré foi detetado nos EUA. Mais de 50 canais de televisão visaram a Nazaré. A liderança é esmagadora: dos 180 artigos que referiram destinos da região durante o mês de novembro (uma subida considerável, em comparação com os 106 do mês passado), 159 tinham a Nazaré como protagonista.”
A afluência de visitantes ao Forte de São Miguel Arcanjo, que oferece uma vista privilegiada sobre o mar e a zona onde o canhão submarino gera as ondas gigantes, é, também, uma evidência da atenção que a vila tem despertado sobre o turismo. Em setembro passado, o equipamento, gerido pela Câmara Municipal, atingiu os 2 milhões de visitantes.
A qualificação do espaço público, tornando-se mais atrativo a vários níveis, tem sido outra das apostas da autarquia, que pretende manter este investimento que contribuem para projetar o concelho como um destino de qualidade, seguro e especifico, e na primeira vila portuguesa “carbono zero”, através de um dos primeiros projetos de raiz, no país, de mobilidade sustentável.
A água, um recurso natural importante, é um fator determinante para a atividade do turismo, e um dos seus maiores atrativos, sendo, também por isso, um forte aliado do setor.
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