Alunos do JI Bairro dos Pescadores deram início ao Projeto “Quero ir a pé para a escola” 2022
A iniciativa do Município da Nazaré “Quero Ir a Pé para a Escola” para o atual ano letivo arrancou esta quinta-feira, 5 de maio, com as crianças que frequentam o JI Bairro dos Pescadores.
Este movimento de práticas saudáveis, dirigido a alunos e toda a comunidade educativa do Pré-escolar e 1.º ciclo das Escolas do Agrupamento, pretende estimular as crianças a fazerem o trajeto casa-escola a pé, acompanhados por um responsável (agentes educativos/desporto) e elementos das Forças de Segurança Pública (PSP ou GNR) para garantir a segurança do percurso a pé.
O combate à obesidade infantil e a promoção da atividade física, assim como a aprendizagem do viver a rua e o espaço urbano estão entre as finalidades desta iniciativa.
“As crianças que se deslocam constantemente de carro perdem a oportunidade de praticar uma atividade física saudável e ficam privadas de importantes capacidades cognitivas e sociais, relacionadas com a perceção do espaço público, com a autonomia e com a segurança”, explica o Gabinete de Educação do Município da Nazaré, responsável pela coordenação do projeto.
O Município pretende, com esta iniciativa, fomentar e disseminar as deslocações a pé, colocando este meio de deslocação no centro da vida quotidiana dos munícipes; cimentar hábitos de prática desportiva regular e informal junto da população em idade escolar; criar “corredores seguros” para as deslocações e desenvolver sinergias com agentes e entidades locais com vista à definição de estratégias adequadas que apelem ao envolvimento da comunidade (Associações de Pais, Agrupamento de Escolas, coletividades, vizinhos ou grupos de amigos).
Principais objetivos para as crianças:
- Proporcionar maior qualidade de vida;
- Promover uma melhor condição física;
- Incrementar autonomia individual;
- Aumento da responsabilização;
- Assimilar atitudes e conceitos associados à segurança rodoviária.
Principais objetivos para as famílias:
- Incrementar o hábito de andar a pé;
- Reforçar a coesão social entre a comunidade educativa e população em geral;
- Economizar tempo diário;
- Principais objetivos para a Nazaré:
- Descongestionar o tráfego automóvel de uma forma geral;
- Reduzir o trânsito automóvel junto às escolas, proporcionando um nível superior de segurança para pedestres e condutores;
- Melhorar a qualidade ambiental.
Outras Vantagens:
- Facilita a dinâmica entre as famílias dos alunos, num sentido prático de cooperação;
- Ajuda a mudar crenças: é possível confiar o seu filho a outro adulto da comunidade escolar; a educação das nossas crianças acontece não apenas do lado de dentro dos muros da escola, mas em todos os espaços.
- Ajuda a mostrar que, quanto mais nos comunicamos, mais podemos aproveitar o tempo e estreitar os vínculos.
Em breve, serão anunciadas novas datas para esta iniciativa municipal a decorrer nas restantes escolas do concelho.
O que dizem os estudos sobre os benefícios das práticas de mobilidade
Segundo os especialistas, tornar as crianças independentes no espaço público e autossuficientes em termos de mobilidade é determinante para a sua saúde psíquica e para o seu desenvolvimento psicossocial. Os estudos indicam que, as crianças do 1º ciclo do ensino básico que participam neste tipo de iniciativa, ganham maior autonomia, aumentam a sua capacidade de orientação no espaço público, adquirem noções importantes de segurança rodoviária, de cidadania e de respeito pelo espaço público, bem como noções importantes de sustentabilidade e saúde.
Caminhar em vez de usar o carro contribui ainda para um melhor ambiente, menos congestionamento à porta das escolas e menos carros mal-estacionados, pelo que o que se pretende é desencorajar o uso deste meio de transporte, com todos os problemas que ele tem associados, e replicar depois as estratégias adotadas para outras comunidades.
Notícias relacionadas
-
Câmara e IGFSS chegam a acordo sobre terreno onde se realiza a Feira das sextas-feiras
Câmara e IGFSS chegam a acordo sobre terreno onde se realiza a Feira das ...
07 Setembro 2021 -
Consumo de água da rede pública temporariamente desaconselhado em Famalicão
Consumo de água da rede pública temporariamente desaconselhado em Famalicão
19 Junho 2021 -
Foco de contaminação da Rede de distribuição de água em Famalicão ultrapassado
Foco de contaminação da Rede de distribuição de água em Famalicão ultrapassado
19 Junho 2021