Ano letivo 2023-2024: arranque em pleno na rede pública do concelho
Todas as atividades de apoio ao aluno e à família entraram em pleno funcionamento no pré-escolar e 1º ciclo no início da semana.
O início do novo ano letivo no Agrupamento de Escolas da Nazaré aconteceu na passada sexta-feira, 15 de setembro, e desde esta segunda-feira, 18 de setembro, que todos os serviços de apoio à família e aos alunos, inscritos no 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, estão em pleno funcionamento.
O ano de arranque do nível básico de ensino (2023-2024) irá funcionar nos moldes de anos anteriores, embora com os serviços nos períodos sem aulas a serem geridos pela Associação Tempos Brilhantes. As Atividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família (CAF), que decorrem na antecipação de horário (7h30-9h00) e no período de prolongamento de horário (17h00-18h30), assim como as Atividades de Apoio à Família - AAAF (15h00-17h00) para o pré-escolar manterão os valores aplicados no ano letivo anterior às famílias.
“Para este ano letivo, entregámos a promoção das AEC a uma empresa da especialidade. Trata-se de uma entidade que está no terreno há alguns anos e com atividade em vários municípios portugueses”, explica Manuel Sequeira, Vereador da Câmara com o pelouro da Educação.
O 1º ciclo do ensino básico do concelho e pré-escolar funcionarão nos três centros escolares, instalados nas freguesias da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão. O Jardim de Infância do Bairro dos Pescadores (Nazaré) mantém-se em funcionamento, como estabelecimento de ensino pré-escolar.
No total, entre pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclo e secundário, 1694 alunos e 110 trabalhadores (assistentes operacionais e administrativos), número que ultrapassa o indicador apresentado pelo Ministério da Educação, regressaram às escolas da rede pública de ensino no concelho para este novo ano letivo.
“O Município da Nazaré teve sempre o bem-estar dos alunos entre as suas prioridades. Foi uma premissa que idealizámos e da qual não abdicamos, ou seja, ter os recursos humanos em número suficiente para dar resposta às necessidades de todos e todas.”
O novo ano começou, contudo, ainda sem a desejada concretização de construção de oito novas salas na Escola Amadeu Gaudêncio, uma obra considerada prioritária pela tutela, mas que se encontra em fase de candidatura.
De acordo com o Vereador da Câmara da Nazaré, “o Projeto de Execução aguarda parecer da Dgeste e da ANPC (Associação Nacional de Proteção Civil)”. As oito salas a construir irão substituir as estruturas modelares que, neste momento, estão a ser usadas para albergar os alunos que frequentam aquela escola.
Notícias relacionadas
-
Universidade Sénior da Nazaré inicia novo ano letivo em outubro
Universidade Sénior da Nazaré inicia novo ano letivo em outubro
13 Setembro 2021 -
Bolsas de Estudo do ano letivo 2020-2021 já foram pagas
Bolsas de Estudo do ano letivo 2020-2021 já foram pagas
14 Julho 2021