Câmara e Serviços Municipalizados da Nazaré assinaram a Declaração sobre alterações climáticas
Dezassete entidades assumiram o compromisso de Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas
A terceira sessão pública de assinatura da “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas” decorreu, ontem, no Centro de Interpretação do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, juntando dezassete entidades que assinaram o compromisso de boas práticas ambientais.
Orlando Rodrigues, Vereador da Câmara Nazaré, esteve presente no ato oficial em representação do Município, e sublinhou a importância do envolvimento de todos nesta missão ambiental.
“A assinatura desta declaração apenas reforça as inúmeras ações que vêm a ser desenvolvidas pelo Município. Contudo, este é um esforço premente de todos os cidadãos do mundo. Sem o esforço de todos, o planeta como o conhecemos deixará de existir, com consequências tremendas para quem nele habita.”
Com a assinatura do documento, as entidades declararam o seu empenho em impulsionar os esforços necessários para a Adaptação e a Mitigação às Alterações Climáticas, em particular no que se refere aos serviços de águas, para garantia das gerações futuras.
Para a Associação Portuguesa de distribuição e drenagem de águas é necessário aplicar o melhor conhecimento e experiência em diagnosticar e prever os impactos que se geram na disponibilidade de água, tanto em qualidade como em quantidade, e em fenómenos extremos como as secas e inundações, que estão a aumentar em frequência e intensidade e que afetam e afetarão de forma direta os serviços de abastecimento e saneamento.
“No setor das águas deve promover-se igualmente a implementação de medidas de mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular e com a melhoria da eficiência energética, hídrica e do aproveitamento dos recursos naturais, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono”, refere a APDA, para quem o serviço de abastecimento e saneamento de água urbana “pode ir mais longe no seu dever de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática”.
A APDA foi criada em 2017 e reúne elementos de diversas entidades representativas de várias regiões do país, desde Entidades Gestoras, Proteção Civil e Academia, debatem este tema desenvolvendo ferramentas de apoio à adaptação por parte do setor.
Notícias relacionadas
-
Nazaré inicia preparação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
Nazaré inicia preparação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações ...
14 Outubro 2022 -
Conselho Local de Adaptação às Alterações Climáticas da Nazaré prepara Plano Municipal
Conselho Local de Adaptação às Alterações Climáticas da Nazaré prepara Plano ...
29 Setembro 2022 -
Portugal em situação de contingência entre os dias 11 e 15 julho
Portugal em situação de contingência entre os dias 11 e 15 julho
11 Julho 2022