Europeu de Andebol chegou ao fim: Ouro para a Hungria e para a Alemanha
A Seleção A masculina da Hungria conquistou o Ouro na final em masculinos do Europeu de Andebol disputado na Praia da Nazaré, após a vitória frente à seleção alemã. Foi um jogo com domínio absoluto dos húngaros e um grande espetáculo de andebol.
Portugal conquistou, por sua vez, a melhor classificação de sempre no Europeu, apesar da derrota, frente à Dinamarca, em que falhou a medalha de bronze.
Esta foi a melhor classificação de sempre, que garantiu a Portugal um lugar no IHF BH World Championship 2024 e nos European Games 2023, tal como aconteceu com a equipa feminina.
Gabriel Conceição foi considerado o MVP do EHF BH EURO 2023, enquanto que Francisco Santos foi o melhor defesa, já o alemão Moritz Ebert foi o melhor guarda redes.
Do jogo, no primeiro set, Portugal entrou bem. Simão Santos inaugurou o marcador, mas os nórdicos conseguiram recolocar tudo em igualdade. Tiago Costa ampliou a vantagem, e na sequência de uma defesa de Ricardo Castro, Simão Santos conseguiu dar quatro pontos de vantagem à seleção das Quinas. Nikolaj Mogensen aproximou o resultado (10-8) e Simão Santos voltou a ampliar para quatro pontos, deixando Portugal na liderança, até que os dinamarqueses conseguiram chegar ao empate a um minuto do fim da primeira parte (22-22). Paulo Félix pediu time-out a 10 segundos do fim, só que Portugal falhou e levou o encontro a golo de ouro. Portugal acabou por perder no primeiro set (Set 1: 22-24)
À entrada para a segunda metade, Diogo Ferreira e Ricardo Castro estiveram claramente, em destaque com os quatro pontos de vantagem que deram à formação nacional. Joachim Hansen acabou por igualar a quatro pontos e um desacerto no ataque português deu vantagem aos nórdicos (4-5). Com o evoluir do tempo, os nórdicos voltaram-se a impor-se e, apesar de diversas reduções, Portugal não conseguiu virar o resultado (Set 2: 20-21)
EHF BH EURO 2023: Portugal garante histórico quarto lugar na Nazaré
A Alemanha venceu, hoje, o Euro EHF Beach Handball, na Nazaré. Foi a 34ª vitória consecutiva da Seleção alemã nesta competição que teve lugar de 24 a 28 de maio nas areias da praia da Nazaré.
A Seleção de Portugal feminina perdeu a luta pelo terceiro lugar frente a Espanha, mas conquista melhor classificação de sempre na Europa.
Daniela Mendes inaugurou o marcador, mas as espanholas chegaram ao empate. Sofia Gonçalves retomou o comando e Sara Brás ampliou para quatro pontos a diferença (2-6). Sofia Rêgo travou algumas investidas das espanholas, mas Miriam Agullo manteve a segurança na baliza adversária e o resultado manteve-se (6-10). Espanha conseguiu a aproximação e empatou duas vezes e foi com o contributo de Alba Gonzalez que passou a comandar o jogo (18-16). Cristiana Morgado igualou e, a seis segundos do fim, Espanha garantia a vitória do primeiro set.
Espanha inaugurou o segundo tempo, tendo Cristiana Morgado chegado à igualdade para as Quinas. Portugal ainda esteve a quatro pontos de diferença (8-12), mas as espanholas conseguiram reduzir para 10-12, e, mais tarde, empataram. Joana Resende e Daniela Mendes conquistaram 4 pontos e a vitória no segundo set, levando o encontro a shoot-out. Espanha arrancou a fase decisiva do jogo a marcar e Maria Santos falhou, dando vantagem às adversárias, Joana Resende acabou por falhar e Espanha levou para casa a medalha de bronze.
Nas três categorias da All Star Team, a espanhola Asun Batista venceu MVP, Diite F. Vind, da Dinamarca, a de melhor guarda redes e Catarina Oliveira a de melhor defensora deste Campeonato da Europa.
Notícias relacionadas
-
Portugal Beach Handball Tour 2022 em jogo na Nazaré
Portugal Beach Handball Tour 2022 em jogo na Nazaré
30 Julho 2022 -
2ª etapa do circuito regional de andebol de praia na Nazaré
2ª etapa do circuito regional de andebol de praia na Nazaré
15 Julho 2022 -
19 equipas garantiram a sua presença no EHF Beach Handball EURO 2023 que se realizará na Nazaré
19 equipas garantiram a sua presença no EHF Beach Handball EURO 2023 que se ...
12 Julho 2022