Exposição de fotografia #HASHTAG.Valado no edifício da Junta de Freguesia
Até 20 de junho, o edifício sede da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, apresenta a mostra #HASHTAG.Valado, um projeto de Vítor Ferreira, António Zabumba e Júlio Estrelinha que reúne estórias de vida e vivências dos seniores da comunidade de Valado dos Frades em imagem.
A exposição tem pretende partilhar todas essas vivências com as gerações mais novas, “contribuindo para a preservação do património social, humano e identitário dessa mesma comunidade (as suas características, os seus costumes, os seus saberes), garantindo-lhes lugar cativo no presente e no futuro”, referem os autores.
Alberto Santos; Amadeu Carvalho; Adelino Mota; Diogo Collares Pereira; Eugénio Viola; Hélio Matias; José Resende; José Fernandes; José Adolfo; José Jordão; Sérgio Leal Pedro; Júlio Marques; Componentes do Rancho Folclórico Flores do Campo (Alice Sousa, José Gouveia; Sofia Nascimento; Rui Venâncio; Ana Condinho; Teresa Jordão; Etelvina Gouveia; Rui Tavares) foram alguns dos valadenses que colaboraram com a execução deste trabalho “cujos preciosos contributos serão brevemente apresentados e debatidos num Ciclo de Conversas com o nome: É muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa, e que, eventualmente, dará lugar à edição de um livro”.
“Todos os entrevistados mostraram possuir laços muito fortes com a comunidade, e um vínculo identitário igualmente forte com a mesma. Tal ficou bem patente na forma afetuosa e orgulhosa como a descreveram e como falaram das suas tradições e hábitos culturais, das suas festividades, da beleza da vila. A beleza natural de Valado dos Frades, ao olhar dos inquiridos que lá nasceram ou vivem há décadas, parte de vantagens muito próprias, assentando num
potencial de riqueza que advém dos múltiplos matizes estéticos dos seus férteis campos, bem como da matriz cultural e bravura das suas gentes”.
Para além da promoção das relações de proximidade geracional, “O Projeto #HASHTAG.Valado pretende reforçar o sentimento de pertença dos mais jovens à comunidade, estimulando a apropriação do espaço público por parte destes, convidando-os à interação, à partilha comum, à alegria e às cumplicidades locais”.
A mostra, e o projeto, pretende evidenciar que tradição e modernidade têm o seu lugar e não brigam, respeitam-se.
“O processo de aprendizagem intergeracional que está na génese deste projeto, e que irá concretizar-se através da partilha com a comunidade educativa/comunidade em geral dos conteúdos que resultaram das entrevistas (as fotografias, os vídeos e os áudios das estórias de vida e relatos de memórias e vivências recolhidos), cremos nós, será de enorme importância para, não só promover esta interação entre gerações da localidade de Valado dos Frades, como também contribuir para a preservação do património humano e social do concelho da Nazaré a que o Valado pertence. Porque “É muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa.”
As fotografias, que compõem esta exposição, são da autoria de António Zabumba (Tó-Ju). “Foi ele quem, por detrás da objetiva, decidiu o momento exato de premir o obturador, congelando no tempo momentos que são autêntica poesia visual, que nos desafiam os sentidos e as emoções”.
Exposição: 1 a 20 de junho de 2024
(integrada nas Festas da Vila)
Horário [horário de funcionamento da Junta]
De 2ª a 6ª feira
Entradas livres
Notícias relacionadas
-
Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
21 Fevereiro 2024 -
“Tá Mea Praia Alevantada” é o mote do Carnaval 2024
“Tá Mea Praia Alevantada” é o mote do Carnaval 2024
17 Outubro 2023 -
Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam arranque de acordo de geminação
Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam ...
05 Outubro 2023