Município da Nazaré integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ
A Câmara da Nazaré integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da Federação Nacional de Associações Juvenis, uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local.
As duas entidades assinaram, recentemente, um protocolo, que formaliza a integração da Nazaré na Rede, cuja missão é estimular o desenvolvimento do movimento associativo de jovens no concelho, “definindo estratégias que incentivem a integração dos jovens nestas estruturas juvenis”, ao mesmo tempo que pretende “facilitar a cooperação e a troca de informação entre as associações juvenis concelhias e outras organizações nacionais e internacionais”.
Manuel Sequeira, Vereador com o Pelouro da Juventude, explica que “este é o caminho que queremos trilhar: estudar e alavancar ferramentas para posicionar o concelho da Nazaré como uma referência na área da juventude. Existe um conjunto de mecanismos que o Município dispõe ao serviço dos mais jovens e, constantemente, procura dinamizar soluções para os seus problemas quotidianos. Por políticas amigas da juventude é fundamental a existência de programas, projetos e ações capazes de apoiar a capacitação, emancipação, realização e envolvimento dos jovens com a comunidade”.
A juventude foi assumida como uma prioridade do Município da Nazaré, que pretende implementar e impulsionar medidas que respondam às necessidades dos jovens.
Milton Estrelinha, Adjunto do Presidente da Câmara, refere, por seu turno, que “a Juventude é a base de um futuro sustentável, dinâmico e inovador. E por isso, é fundamental assegurar a construção de uma cidadania completa e sustentada para, assim, potenciarmos o nosso concelho. Este é apenas o primeiro importante passo que o Município da Nazaré dá nos trabalhos de Juventude. Neste momento encontramo-nos já a desenvolver, em conjunto com outros setores da câmara municipal e num processo consultivo e aberto, o nosso Plano Municipal de Juventude que incluirá propostas fundamentais para o desenvolvimento dos nossos jovens como é o exemplo, entre outros, da criação de um Fórum de Juventude ou a implementação do Projeto Jovem Autarca”.
Notícias relacionadas
-
Nazaré marca presença no Fórum “Juventudes e o Poder Local”
Nazaré marca presença no Fórum “Juventudes e o Poder Local”
13 Novembro 2023 -
Bootcamp VII do IPDJ em outubro na Nazaré
Bootcamp VII do IPDJ em outubro na Nazaré
25 Outubro 2023 -
Saúde Mental da Juventude e a Inclusão foram os temas vencedores do Ginásio do Empreendedor
Saúde Mental da Juventude e a Inclusão foram os temas vencedores do Ginásio ...
30 Junho 2023