Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
A iniciativa “Nazaré Clássica” – edição Primavera regressará ao auditório da Biblioteca Municipal José Soares já no próximo dia 29 de fevereiro com o Recital de Canto e Piano, de Sara Gonçalves e Francisco Sassetti.
Com um formato de três concertos, que irão decorrer em três quintas-feiras (29 de fevereiro, 7 e 14 de março), o evento voltará a apresentar-se ao público sob a direção artística/curadoria de Adelino Mota.
As três apresentações em cartaz, que terão início às 21:30, começarão com o Recital de Canto e Piano, prosseguindo na semana seguinte, com o Sexteto Limbar, encerrando, a 14 de março, com uma viagem musical por “Corda a Corda”.
Este minifestival tem, entre os seus objetivos, a promoção da formação de públicos e do gosto pela música clássica. Todos os concertos têm entrada livre.
PROGRAMAÇÃO
29 fevereiro – 21h30
Recital de Canto e Piano
"Sara Gonçalves – Voz
Francisco Sassetti – Piano"
Sara Gonçalves
Soprano
Natural de Lisboa. Licenciou-se, em 2009, em Canto, na classe do Professor Armando Possante, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Iniciou os seus estudos de Canto em 1997, na Academia de Amadores de Música e participou em diversas Masterclasses de canto com Ana Leonor Pereira, Mercé Obiol, Katalin Halmai (Hungria), Susan McCulloch (Inglaterra), Elsa Saque e Oliveira Lopes. Participou como solista nas óperas “Eloise”, de Karl Jenkins (1999); “L’Ivrogne Corrigé” (2001) e “Orfeu e Euridice” (2009), de C.W. Gluck; “A Vingança da Cigana”, de António Leal Moreira (2004 e 2005); “Dido e Eneias”, de Henry Purcell (2008) e na Oratória “Stabat Mater”, de Pergolesi.
Licenciou-se em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa, em 2003.
Atualmente, divide a sua vida profissional nas áreas da Psicologia e da Música: é psicóloga clínica e psicoterapeuta, em contexto privado, e cantora em diversos projetos - concertos para bebés (no Oceanário de Lisboa e no Palácio de Monserrate), e animações de época do séc. XVIII, pelo Serviço Educativo do Palácio Nacional de Queluz.
Francisco Sassetti
Piano
Natural de Lisboa, iniciou a carreira de concertista em 1988 no Teatro S. Luíz desta cidade, tendo-se apresentado por todo o país e, ainda, em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Estados Unidos e Uruguai.
Tem desenvolvido uma intensa carreira de pianista acompanhador, tendo colaborado com a grande maioria dos principais cantores portugueses. Gravou, por diversas vezes, para a antena2 e ainda com Ute Lemper para o filme francês “Aurelien”. Gravou ainda diversos CDs, dos quais destaca “Home”, o seu primeiro disco de músicas originais para piano solo.
É, atualmente, docente do Departamento de Canto da Escola Superior de Música de Lisboa.
7 de março - 21h30
"Sexteto Limbar"
Luís Marto - Flauta
Maria Rita Carneiro - Oboé
Beatriz Castro - Clarinete
Miriam Cunha - Fagote
Ivan Branco - Trompa
Afonso Salazar - Piano"
"Sexteto para Piano e Quinteto de Sopros, Op. 6 de Ludwig Thuille
I. Allegro moderato
II. Larghetto
III. Gavotte - Andante quasi Allegretto
IV. Finale - Vivace “Kleine Kammermusik”, Op. 24, n.º 2 de Paul Hindemith
I. Lustig. Mäßig schnell Viertel
II. Walzer. Durchweg sehr leise
III. Ruhig und einfach
IV. Schnelle Viertel
V. Sehr lebhaft
Sexteto para Piano e Quinteto de Sopros, FP 100 de Francis Poulenc
I. Allegro vivace
II. Divertissement: Andantino
III. Finale: Prestissimo"
O Quinteto Brevis, formado por alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra - Luís Marto (flauta), Maria Rita Carneiro (oboé), Beatriz Castro (clarinete), Miriam Cunha (fagote) e Ivan Branco (trompa) -, surgiu inicialmente no âmbito da disciplina de Música de Câmara, porém, também incentivado pelo gosto comum desta formação, do repertório memorável para a mesma e, em especial, pela amizade que floresceu no entretempo.
Movidos pela magnitude do repertório para quinteto de sopros com piano e ambicionando mais um desafio - novamente entre amigos -, criámos o Sexteto Limbar com esse mesmo propósito: descobrir, dar a conhecer e partilhar o melhor da música para sexteto, juntamente com o pianista Afonso Salazar.
14 de março – 21h30
“Corda a Corda”
Luis Marques - Guitarra Portuguesa
Ricardo Martins - Guitarra Clássica
Filipe de Moura – Tenor
O espetáculo "Corda a Corda" é uma envolvente viagem musical que reúne três virtuosos, explorando um repertório concertante que ultrapassa as fronteiras entre a rica tradição musical portuguesa, enraizada na cultura popular e tradicional, e as sofisticadas influências da Música Erudita.
Luís Marques, com a sua sonoridade excecional e fluência musical, personifica a tradição conservadora de Coimbra, enquanto tece uma narrativa musical que capta a essência da guitarra portuguesa. Ao seu lado, Ricardo Martins, multi-instrumentista de cordofones e com estudos superiores em guitarra clássica, adiciona sensibilidade e profundidade ao espetáculo. A voz potente do Tenor Filipe de Moura eleva a experiência, dando vida aos
poéticos versos dos grandes clássicos conhecidos por todos.
Juntos, estes três músicos talentosos exploram a fusão de tradição e inovação, oferecendo uma performance que não celebra apenas a herança musical portuguesa, mas também a reinventa para um público contemporâneo. "Corda a Corda" é uma celebração envolvente da diversidade musical, unindo gerações e estilos numa experiência única e memorável.
Notícias relacionadas
-
Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam arranque de acordo de geminação
Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam ...
05 Outubro 2023 -
Ondas da Praia do Norte em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Ondas da Praia do Norte em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói
22 Setembro 2023 -
Big Band Battle no Estádio do Viveiro – Jordan Santos na Praia da Nazaré
Big Band Battle no Estádio do Viveiro – Jordan Santos na Praia da Nazaré
21 Julho 2023