Nazaré e Jaguaruna ligadas por características marítimas
A geminação do Município da Nazaré com a Cidade de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, Brasil, conheceu, desenvolvimentos, com a visita da comitiva brasileira à vila portuguesa, no passado sábado, 13 de julho.
Jaguaruna é uma cidade localizada no Estado de Santa Catarina com 20.288 habitantes (dados de 2019 – IBGE), fazendo parte da Região Turística Encantos do Sul.
Com vários atrativos naturais, entre os quais 37 quilómetros de praias, com destaque para a Laje da Jágua, onde se formam ondas gigantes que atraem muitos surfistas praticantes de tow-in, reconhecidas, em 2022, como a maior Onda do Brasil (PL 1960/2022 – Confere ao Município de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil).
“Identificam-se várias semelhanças entre os dois territórios que sustentam a presente parceria e, com isso, fortifica-se as relações entre Portugal e o Brasil, onde a história do seu povo se funde com a nossa”, refere a Câmara Municipal.
As geminações são um instrumento indispensável para facilitar, entre outros, a aproximação entre os povos e cidadãos de diferentes países, estabelecendo, com isso, alianças entre municípios de países diferentes potenciando o crescimento das suas relações internacionais, o conhecimento de várias vivências e, por último, o apoio mútuo e intercâmbio de ideias, experiências e soluções.
“São parcerias permanentes formalizadas por acordos entre as partes, reconhecidas oficialmente, e que promovem a troca de conhecimentos e de experiências, podendo envolver diferentes sectores da sociedade civil (associações, organizações não governamentais, outras organizações), no âmbito de uma cooperação descentralizada”, lê-se na proposta que justificou a geminação.
O intuito desta nova cooperação “é explorar as potencialidades do turismo desportivo, através das competições de Surf (ambos os municípios são organizadores de eventos desportivos de enorme relevo a nível internacional), conseguindo captar potenciais turistas dos dois lados, para que conheçam e desfrutem das várias atrações turísticas, permitindo, portanto, divulgar, de forma mútua, o concelho da Nazaré e o Município de Jaguaruna”.
A sensibilização da população para a prática de turismo sustentável e de preservação do meio ambiente promovendo a troca de experiências e cooperação na realização e implementação de medidas de sucesso (intercâmbio de ações realizadas em torno do turismo sustentável) são outras metas deste novo acordo.
A Nazaré refere-se às “potencialidades passíveis da realização de ações de cooperação no domínio turístico, desportivo, cultural e económico e, também, o interesse sincero e a empenhada vontade demonstrada pelos responsáveis do Município de Jaguaruna” como a maior justificação da formalização da geminação.
No passado sábado, a comitiva brasileira visitou alguns pontos turísticos da Nazaré, e que têm sido constantemente divulgados por meio do surf e desportos de mar, dando início às primeiras iniciativas de aproximação entre os dois Municípios.
Notícias relacionadas
-
Nazaré e cidade espanhola de Tarifa estudam geminação
Nazaré e cidade espanhola de Tarifa estudam geminação
08 Abril 2022