O Fado e o Mar são tema de palestra na Biblioteca Municipal José Soares
O auditório da Biblioteca Municipal José Soares recebe no próximo sábado, dia 25 de junho, a palestra ilustrada, com música e imagens, “O Fado e o Mar”, por Daniel Gouveia.
A iniciativa, que integra o programa de atividades deste equipamento cultural, terá início às 15h30.
Daniel Gouveia nasceu em Lisboa, em 1943.
Na área do Fado, escreveu o ensaio musicológico Ao Fado Tudo Se Canta? e as antologias Poetas Populares do Fado Tradicional e Poetas Populares do Fado-Canção (estas, em co-autoria com Francisco Mendes).
Apresenta regularmente as palestras «Os Sons e as Palavras do Fado de Lisboa», «Aspectos da Poética de Carlos Conde», «Recordar Alfredo Marceneiro», «Recordar Maria Teresa de Noronha», «O Fado e outras Músicas». Em 2004, a convite da Asociación Amigos del Fado de Asturias, fez a conferência “Recordar Alfredo Marceneiro”, na Sala de Actos do Instituto Jovellanos de Cultura, Gijón, Espanha.
Em 2013 fez a palestra «O Fado e o Mar» no Museu de Marinha, em Lisboa. Em 2014, fez duas conferências sobre Fado nas universidades de Rutgers (Newark) e de Brown (Providence), nos E. U. A. Em 2017 fez, em Oviedo (Astúrias), a conferência «El Fado y sus relaciones con músicas ibero-americanas», para Tribuna Ciudadana, organismo cultural espanhol classificado de utilidade pública.
É autor de dezenas de músicas e letras de Fado gravadas por vários fadistas de nomeada, membro do Conselho Consultivo do Museu do Fado, da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado e da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado, membro da Sociedade Portuguesa de Autores, sócio honorário da Associação Benaventense dos Amigos do Fado e da Asociación Amigos del Fado de Asturias (Espanha).
Fez parte do grupo de trabalho da candidatura do Fado a Património da Humanidade, distinção conferida pela UNESCO em 2011.
Notícias relacionadas
-
Peça teatral “Tá-Mar” sobe ao palco do cineteatro nos dias 6 e 7 de janeiro
Peça teatral “Tá-Mar” sobe ao palco do cineteatro nos dias 6 e 7 de janeiro
03 Janeiro 2023 -
Mural junto ao Mercado Municipal homenageia a mulher da Nazaré
Mural junto ao Mercado Municipal homenageia a mulher da Nazaré
13 Janeiro 2022