Recriação da Arte Xávega regressa ao areal da Praia da Nazaré em maio
A tradição da Arte Xávega, uma herança dos nossos antepassados, regressará para reavivar o património vivo do concelho
A recriação da pesca artesanal “Arte Xávega" voltará ao areal da Praia da Nazaré por iniciativa do Rancho Velha Guarda do Folclore da Nazaré, com o apoio do Município, aos sábados, nos dias 4, 11 e 25 de maio.
O evento consiste no "largar de uma velha tradicional rede de frachão, que será alada de terra por elementos da velha Guarda, trajados com fato de trabalho tradicional do pescador Nazareno, coadjuvados pelas mulheres”, refere o Rancho, adiantando que este evento tem como principal objetivo “mostrar às novas gerações, e aos turistas, os costumes e tradições da pesca ancestral que se realizava na Nazaré”.
A recriação desta arte de pesca já integrou a programação de animação da praia na preparação da época balnear (entre 1995 e 2011, nos meses de maio a junho) e regressará, este ano, em três datas, durante o mês de maio.
No areal da Praia da Vila, junto do Museu (Vivo) do Peixe Seco, um equipamento do Município destinado a preservar uma arte ancestral ligada à pesca e subsistência da população [Peixe Seco], estão expostos alguns dos exemplares de embarcações tradicionais de pesca da Nazaré, bem como o barco salva-vidas, que salvou alguns pescadores de naufrágios.
Arte Xávega
4 e 11 de maio: 17h00
25 de maio: 16h00
Notícias relacionadas
-
Candidaturas ao regime de compensação dirigido ao setor das Pescas até 2 de junho
Candidaturas ao regime de compensação dirigido ao setor das Pescas até 2 de ...
06 Abril 2023 -
Candidaturas para Apoio à transição energética e redução do impacto ambiental na pesca
Candidaturas para Apoio à transição energética e redução do impacto ...
05 Janeiro 2023 -
Comitiva brasileira de Niterói visita indústria da pesca da Nazaré
Comitiva brasileira de Niterói visita indústria da pesca da Nazaré
20 Junho 2022