Semana Arte Mulher de 7 a 9 de março na Nazaré
A Semana Arte Mulher, evento composto por entrevistas, entrega de prémios SAM, exposição de fotografia, pintura, teatro e literatura, organizada pela Câmara e produzida pela Editorial Novembro, irá decorrer de 7 a 9 de março, no cineteatro da Nazaré.
Dedicada ao tema “Mulheres (i)migrant( e ), abrirá com a exposição Entrelinhas, da artista plástica Sandra Escudeiro, no dia 7 de março (17h30), a que se seguirá a exibição da exposição de fotografia “Das Mulheres Que Eu Dei à Luz”, do fotógrafo Pedro Mesquita (21h00), e a Conversa a mulheres imigrantes (21h15), moderada pelo jornalista Pedro Mesquita.
Sentar-se-ão nesta mesa: Angélica Bolívar (colombiana e Presidente da Associação Huella Latina de apoio à imigração da América Latina); Manuela Niza Ribeiro (portuguesa, perita em migração); Mariana Mendes (portuguesa, licenciada em Relações Internacionais); Natalyia Khmil (ucraniana, representante da comunidade ucraniana no Conselho para as Migrações) e Sépideh Radfer (professora e diretora do Centro de Iranologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Lisboa).
O dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, será celebrado com a exibição da peça de teatro “Sozinha”, com a participação especial da atriz Elsa Pinho, e encenação de João Guisande, que subirá ao palco às 21h30.
O evento encerrará com a Gala dos Prémios da Semana Arte Mulher – 2024, em que serão galardoadas mulheres em 10 áreas de intervenção na sociedade civil.
A Cerimónia, que terá inicio após a representação etnográfica pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, com o texto de Ana Mafalda Barqueiro [16h30], irá distinguir Olga Sotto com o Prémio Educação Arte e Património; Rosário Farmhouse, com o Prémio Diálogo Intercultural; Rosa Monteiro com o Prémio Igualdade e Cidadania; Alice Vieira na Literatura; a Fundação Portugal com ACNUR com o prémio Ajuda Solidária e Humanitária; Nelma Fernandes com o Prémio Empreendedorismo em Língua Portuguesa; Ana Mafalda Ferreira no Desporto; Tânia Alexandre na Comunicação; Graça Morais na Pintura; Isabel Soares na Educação; e o Prémio Mérito Nazaré, que será dividido em duas áreas e entregues a personalidades bem conhecidas da terra.
Lurdes Barqueiro [GEDCN) será distinguida com o Prémio História e Identidade. A escritora Isabel Ricardo receberá o prémio das Artes e das Letras.
O último de três dias de evento, terminará com a atuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré (18h30), é totalmente focado na figura da mulher, através de questões atuais de cidadania [de género e sociais], promovendo ações, protagonizadas por mulheres, baseadas na sustentabilidade e em prol de um desenvolvimento social equilibrado, abrindo novos caminhos para se alcançar uma melhor prática dos direitos humanos.
De acordo com Avelina Ferraz, da Produção do Evento, o projeto Semana Arte Mulher (SAM) arrancou em 2019 e foi tão bem acolhido pela sociedade que não quisemos desperdiçar esta oportunidade de continuar a trazer estas discussões para a praça pública de temas sempre atuais e que, queremos acreditar, em constante atualização, com vista à construção de uma sociedade mais consciente das suas responsabilidades.
Notícias relacionadas
-
Arte a partir do lixo alerta para o volume de resíduos depositados no mar
Arte a partir do lixo alerta para o volume de resíduos depositados no mar
05 Junho 2024 -
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024
16 Abril 2024 -
Classificação do Ascensor da Nazaré como monumento de interesse municipal
Classificação do Ascensor da Nazaré como monumento de interesse municipal
01 Março 2024