- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Dia do trabalhador celebrado na Nazaré com arte
Dia do trabalhador celebrado na Nazaré com arte
O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, vai ser celebrado com música do grupo Os Abílius, grupo composto por Abílio Ferro e Abílio Caseiro, dois músicos autodidatas que irão transmitir, ao público, a importância das canções de intervenção, através do seu gosto pela música e a leitura de excertos da obra As Novas Cartas Portuguesas, publicado em 1972, por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.
O concerto, com início às 15h00, integra a programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 do Município da Nazaré, no Centro Cultural (antiga lota).
O Livro, banido nos anos 70, foi imediatamente traduzido na Europa e nos Estados Unidos da américa, encontrando-se, ainda hoje, entre as obras portuguesas mais traduzidas em todo o mundo.
A apreensão do livro e o processo instaurado às três autoras no contexto do Estado Novo provocou uma onda internacional de apoio inédita na história da literatura portuguesa em prol da causa das “Três Marias”, como viria a ficar conhecido o processo, atingido proporções inimagináveis: desde a cobertura do julgamento feita pelos meios de comunicação internacionais (The Times, Le Nouvel Observateur, etc.), até às manifestações feministas, em várias embaixadas de Portugal, no estrangeiro, passando ainda pela defesa pública da obra e das autoras levada a cabo por nomes como: Simone de Beauvoir, Marguerite Duras, Doris Lessing, Iris Murdoch ou Stephen Spender. Foram várias as ações que fizeram com que este caso fosse votado, numa conferência patrocinada pela National Organization for Women (NOW), como a “primeira causa feminista internacional”.
Esta obra retrata a guerra e os conflitos, a violência, a discriminação, a feminização da pobreza, a ausência de liberdade, a colonização do corpo político e a imigração, entre muitas outras questões. As Novas Cartas Portuguesas continuam a despertar a consciência social e o papel da mulher na sociedade.
Notícias relacionadas
-
Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico
Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico
21 Agosto 2024 -
Esquininhas 24 apresenta-se com seis concertos de rua num único dia
Esquininhas 24 apresenta-se com seis concertos de rua num único dia
06 Junho 2024 -
Jazz do Valado de 1 a 25 de maio celebra Abril, o Jazz e a BIR
Jazz do Valado de 1 a 25 de maio celebra Abril, o Jazz e a BIR
17 Abril 2024