Coleção de embarcações tradicionais da Nazaré cresce com nova doação
A coleção de embarcações tradicionais exposta na Praia da Nazaré acaba de ganhar um novo elemento. O barco “D. Nuno Álvares Pereira”, doado pelo pescador João de Deus Estrelinha, junta-se, agora, aos ícones históricos que representam a identidade e a cultura marítima da Região.
Esta embarcação, que praticava a arte xávega, simboliza uma das mais exigentes técnicas de pesca da Nazaré, descontinuada nos anos 1980 com a construção do porto. O seu contributo enriquece a mostra inaugurada em 2015, reforçando, em simultâneo, o compromisso com a preservação da história local.
Com esta nova adição, a exposição passa a contar com dez barcos tradicionais: “Amor de Filho”, “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais”, “Sol da Vida” e agora “D. Nuno Álvares Pereira”.
A iniciativa não só homenageia os pescadores e a sua dedicação ao mar, como garante que as futuras gerações possam manter vivo o legado da Nazaré. A coleção continua a crescer, salvaguardando as raízes da comunidade e proporcionando a todos um contacto direto com a história da pesca local.
Notícias relacionadas
-
“Tá Mea Praia Alevantada” é o mote do Carnaval 2024
“Tá Mea Praia Alevantada” é o mote do Carnaval 2024
17 Outubro 2023 -
Centro Cultural conta histórias de naufrágios na praia da Nazaré
Centro Cultural conta histórias de naufrágios na praia da Nazaré
09 Outubro 2023 -
Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam arranque de acordo de geminação
Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam ...
05 Outubro 2023