Nazaré abre evento “Conversas de Sustentabilidade” na BTL 2024
O Turismo Sustentável é uma tendência, escolha e imposição no mundo das viagens, férias e destinos turísticos. A Nazaré é um destino certificado pela Green Destinations.
A Nazaré abrirá o evento ‘Conversas da Sustentabilidade' dedicado à importância da certificação e das práticas sustentáveis dos Municípios Portugueses, integrado na edição 2024 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no próximo dia 28 de fevereiro [12h00].
O Município participa, desde 2021, no Concurso mundial da Green Destinations dos 100 melhores destinos, que reúne, anualmente, histórias de turismo sustentável e de boas práticas de destinos, em todo o mundo, destacando histórias de boas práticas na gestão de destinos locais e regionais, como exemplos inspiradores para outros, tanto operadores como turistas e viajantes.
Em 2023, a Autarquia e os representantes da Green Destinations em Portugal, a Th1nk, apresentaram mais um objetivo: o Good Travel Seal, um novo programa de certificação dirigido aos agentes económicos ligados à indústria do turismo, que pretende levar o know how às empresas ligadas ao turismo, avaliar e premiar os seus compromissos nos campos da responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e segurança.
Cada vez mais as escolhas dos destinos, incluindo dos serviços, tais como os restaurantes e os alojamentos, começam a ser feitas com base em autenticações qualitativas, como estes selos diferenciadores. Trata-se, por isso, de uma certificação que trabalha todas as áreas do município, desde a cultura, a tradição, a relação com os agentes, as vertentes económica, social e destino.
A comunicação desta informação ao cliente e a presença do destino em mercados turísticos são outras metas de futuro para chegar à categoria: Green Destinations Certified, onde, até à data, constam apenas 5 destinos no mundo (dois nos Estados Unidos, 1 em Itália; 1 nos Países Baixos e 1 na Áustria).
Próximo objetivo: Quality Coast Platinum
Neste longo caminho a percorrer até ao prémio Platina [Quality Coast Platinum], foi aprovada, na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, em Assembleia Municipal da Nazaré, a alteração ao Regulamento Orgânico e funcional da Câmara, com a adoção da designação Gabinete de Informação Turística, Turismo Sustentável, Comunicação e Design [antes Gabinete de Turismo, Comunicação e Design].
O Turismo Sustentável integra a Agenda 2030, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, que "define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns”.
Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) são a única agenda universal [a apelar a uma cooperação dinâmica entre setor público, privado e sociedade civil] que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e próspero da humanidade, em harmonia com a natureza.
Sendo o Turismo Sustentável, cada vez mais, uma tendência, escolha e imposição no mundo das viagens, férias e destinos turísticos, a Nazaré tenciona continuar a alinhar o seu posicionamento pela promoção, e preservação, da “Autenticidade, Identidade, Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade; incentivando, ao mesmo tempo, os investidores privados a pensar verde e a apostar na área do Turismo Sustentável, para que o conceito se torne cada vez mais uma realidade”.
De acordo com a proposta aprovada em Assembleia Municipal, são finalidades do gabinete trabalhar no sentido de ver a Nazaré “reconhecida como destino sustentável, quer enquanto Município, quer das empresas do ramo turístico a operar no concelho, permitido elaborar contactos e parcerias, de forma a avaliar e premiar o bom desempenho nos campos da gestão sustentável, responsabilidade social e bem-estar”.
A preservação das características culturais ligadas às origens piscatórias da povoação, a paisagem, os usos e costumes e a diversificação da oferta para aumentar a permanência dos turistas por mais tempo e ao longo de mais meses ao ano, assim como a preservação de espaços icónicos para a história e antiguidade da vila, nomeadamente o Museu (vivo) do Peixe Seco, a abertura do Forte de São Miguel Arcanjo ao público, a reabilitação da Igreja de São Gião têm sido alguns dos argumentos levados ao Concurso Green Destinations, e que já equivaleram à certificação deste destino, pelas suas práticas sustentáveis.
Notícias relacionadas
-
Praias da Nazaré e do Salgado galardoadas com a Bandeira Azul
Praias da Nazaré e do Salgado galardoadas com a Bandeira Azul
06 Maio 2024 -
Público chamado a votar em destinos turísticos com boas práticas
Público chamado a votar em destinos turísticos com boas práticas
12 Janeiro 2024 -
Nazaré está em processo de certificação como destino turístico sustentável
Nazaré está em processo de certificação como destino turístico sustentável
07 Fevereiro 2023