Nazaré abre evento “Conversas de Sustentabilidade” na BTL 2024
O Turismo Sustentável é uma tendência, escolha e imposição no mundo das viagens, férias e destinos turísticos. A Nazaré é um destino certificado pela Green Destinations.
A Nazaré abrirá o evento ‘Conversas da Sustentabilidade' dedicado à importância da certificação e das práticas sustentáveis dos Municípios Portugueses, integrado na edição 2024 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no próximo dia 28 de fevereiro [12h00].
O Município participa, desde 2021, no Concurso mundial da Green Destinations dos 100 melhores destinos, que reúne, anualmente, histórias de turismo sustentável e de boas práticas de destinos, em todo o mundo, destacando histórias de boas práticas na gestão de destinos locais e regionais, como exemplos inspiradores para outros, tanto operadores como turistas e viajantes.
Em 2023, a Autarquia e os representantes da Green Destinations em Portugal, a Th1nk, apresentaram mais um objetivo: o Good Travel Seal, um novo programa de certificação dirigido aos agentes económicos ligados à indústria do turismo, que pretende levar o know how às empresas ligadas ao turismo, avaliar e premiar os seus compromissos nos campos da responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e segurança.
Cada vez mais as escolhas dos destinos, incluindo dos serviços, tais como os restaurantes e os alojamentos, começam a ser feitas com base em autenticações qualitativas, como estes selos diferenciadores. Trata-se, por isso, de uma certificação que trabalha todas as áreas do município, desde a cultura, a tradição, a relação com os agentes, as vertentes económica, social e destino.
A comunicação desta informação ao cliente e a presença do destino em mercados turísticos são outras metas de futuro para chegar à categoria: Green Destinations Certified, onde, até à data, constam apenas 5 destinos no mundo (dois nos Estados Unidos, 1 em Itália; 1 nos Países Baixos e 1 na Áustria).
Próximo objetivo: Quality Coast Platinum
Neste longo caminho a percorrer até ao prémio Platina [Quality Coast Platinum], foi aprovada, na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, em Assembleia Municipal da Nazaré, a alteração ao Regulamento Orgânico e funcional da Câmara, com a adoção da designação Gabinete de Informação Turística, Turismo Sustentável, Comunicação e Design [antes Gabinete de Turismo, Comunicação e Design].
O Turismo Sustentável integra a Agenda 2030, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, que "define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns”.
Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) são a única agenda universal [a apelar a uma cooperação dinâmica entre setor público, privado e sociedade civil] que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e próspero da humanidade, em harmonia com a natureza.
Sendo o Turismo Sustentável, cada vez mais, uma tendência, escolha e imposição no mundo das viagens, férias e destinos turísticos, a Nazaré tenciona continuar a alinhar o seu posicionamento pela promoção, e preservação, da “Autenticidade, Identidade, Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade; incentivando, ao mesmo tempo, os investidores privados a pensar verde e a apostar na área do Turismo Sustentável, para que o conceito se torne cada vez mais uma realidade”.
De acordo com a proposta aprovada em Assembleia Municipal, são finalidades do gabinete trabalhar no sentido de ver a Nazaré “reconhecida como destino sustentável, quer enquanto Município, quer das empresas do ramo turístico a operar no concelho, permitido elaborar contactos e parcerias, de forma a avaliar e premiar o bom desempenho nos campos da gestão sustentável, responsabilidade social e bem-estar”.
A preservação das características culturais ligadas às origens piscatórias da povoação, a paisagem, os usos e costumes e a diversificação da oferta para aumentar a permanência dos turistas por mais tempo e ao longo de mais meses ao ano, assim como a preservação de espaços icónicos para a história e antiguidade da vila, nomeadamente o Museu (vivo) do Peixe Seco, a abertura do Forte de São Miguel Arcanjo ao público, a reabilitação da Igreja de São Gião têm sido alguns dos argumentos levados ao Concurso Green Destinations, e que já equivaleram à certificação deste destino, pelas suas práticas sustentáveis.
Notícias relacionadas
-
Observatório do Turismo Centro lança inquérito à população sobre “O Turismo na Perspetiva dos Residentes”
Observatório do Turismo Centro lança inquérito à população sobre “O Turismo ...
14 Julho 2022 -
História de Boas Práticas da Nazaré integra lista das 100 Melhores de Sustentabilidade de Destino de 2021
História de Boas Práticas da Nazaré integra lista das 100 Melhores de ...
21 Outubro 2021