Procissões do Dia do Homem do Mar reagendadas para 12 de maio
O tempo não permitiu a realização do evento, na sua totalidade, no primeiro fim-de-semana de maio.
As procissões do Dia do Homem do Mar irão realizar-se no próximo domingo, dia 12 de maio, depois das condições do estado do tempo registadas no último fim-de-semana terem inviabilizado a sua saída à rua e ao mar.
Um dos maiores cartazes de demonstração das tradições locais, e do orgulho em trazê-las à rua como uma das marcas da identidade cultural, desenvolver-se-á no domingo, a partir das 14h00, com a procissão pela marginal, seguida da procissão no mar, e as suas simbólicas três voltas à enseada, num percurso de fé destinado a pedir proteção e agradecer a sorte no oceano.
Trata-se de "uma homenagem ao homem do mar, e aos que já partiram. A Nazaré vive da pesca, um trabalho muito duro, e este momento de festa pretende homenagear esse esforço, as pessoas, o pescador e a sua importância na comunidade local”, refere a Paróquia da Pederneira-Nazaré, através da Comissão de Festas do Dia do Homem do Mar.
Ao todo, doze embarcações transportarão as correspondentes estatuetas dos Santos, artigos de arte sacra, objeto de enorme devoção por parte da comunidade piscatória local.
O evento tem como finalidade reavivar um setor de enorme importância estratégica para o país, enaltecendo o trabalho destes profissionais.
PROGRAMA
DOMINGO
12.05.24
14H30 - Procissão por terra, seguida de procissão marítima
Notícias relacionadas
-
Procissão do Senhor dos Passos da Nazaré – 2, 3 e 4 de abril
Procissão do Senhor dos Passos da Nazaré – 2, 3 e 4 de abril
24 Março 2022