Proteção Civil testa resposta a cenário aproximado da realidade
Exercício de um dia juntou mais de 400 operacionais, com meios terrestres e aéreos
Mais de 400 agentes da proteção civil da Região de Lisboa e Vale do Tejo participaram, na sexta-feira, 19 de abril, num exercício que recriou um cenário real de incêndio rural numa área próxima de empresas e escolas, no Pinhal de Leiria, entre Valado dos Frades e Fanhais, que envolveu dezenas de viaturas, meios aéreos, incluindo drones.
A ação serviu de teste à reação das equipas vindas de diferentes regiões, a coordenação dos meios face às situações desencadeadas ao longo do dia, tal e qual acontece numa situação real, e a formação dos recursos humanos para realizar o controlo da situação.
A ação partiu da organização do Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que realizaram o Exercício Firex 24, de tipo LIVEX (liveexercise), com a movimentação no terreno dos meios operacionais, entre Fanhais (freguesia da Nazaré) e Valado dos Frades.
Estiveram envolvidos mais de 400 operacionais dos agentes que integram o Dispositivo Especial de Combate a incêndios rurais, que atuaram de acordo com o sistema integrado de operações de proteção e socorro.
O exercício, centrado na aplicação do sistema de gestão de operações, permitiu testar a resposta operacional numa situação excecional decorrente de um incêndio rural, exercitando, “para o efeito, a interoperacionalidade de recursos oriundos de diferentes forças e de diferentes locais, a intervenção de equipas de posto de comando de diferentes escalões, a organização de um teatro de operações complexo, com impacto no interface urbano rural, e a afetação de áreas industriais”, refere a ANEPC.
O treino operacional permitiu, ainda, níveis de intervenção diferenciados e de diferentes dimensões, incluindo o âmbito security, a emergência médica, o apoio psicológico e social de emergência e a sustentação logística de operações, para além das várias componentes de combate a incêndios rurais, incluindo a atuação de meios aéreos.