Reprogramação do PRR Português foi aprovada por Bruxelas
Financiamento do Funicular da Pederneira está assegurado. A obra pode arrancar.
A Comissão Europeia aprovou a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, onde se inclui o investimento do Funicular da Pederneira.
“Esta é uma semana que ficará para a história do desenvolvimento do nosso concelho como uma pedra basilar na política de mobilidade verde e de carbono zero a nível nacional. Não repito os agradecimentos de quarta-feira, porque não existem mais palavras para expressar o que sinto neste momento”, disse, hoje, o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, acrescentando que esta “obra vai mesmo nascer”.
O Primeiro-Ministro, Antóno Costa, veio, na passada quarta-feira, à Nazaré, no âmbito da iniciativa do “Governo +Próximo”, que decorreu no Distrito de Leiria, para presidir à sessão pública de apresentação do Funicular da Pederneira, um projeto que começou a ser planeado há alguns anos pelo Município da Nazaré com a MPT- Empresa de planeamento urbano e gestão da mobilidade, pioneira em Portugal em mobilidade urbana inclusiva.
Este novo funicular, que faz parte de um sistema de mobilidade integrado para o concelho, “permitem que se possa fixar para a Nazaré essa ambição da primeira vila carbono zero,” disse, no passado dia 20, António Costa.
Hoje ficou a conhecer-se a decisão de Bruxelas, que foi de aprovação da reprogramação do PRR português, que inclui áreas de investimento como: o reforço da competitividade da economia e o apoio à transição energética, como é o caso do Funicular da Pederneira.
“A utopia pela qual tanto lutei para se concretizar, soubemos, hoje, que vai ser uma realidade face a aprovação do financiamento por parte da Comissão Europeia. É enorme a felicidade que sinto neste momento”, diz Walter Chicharro