- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Abertura de novo troço requalificado da Avenida Marginal
Abertura de novo troço requalificado da Avenida Marginal
12 Maio 2017
Abertura de novo troço requalificado da Avenida Marginal aconteceu a 12 de maio. A requalificação desta estrada será retomada depois do verão.
A circulação automóvel entre a Avenida Vieira Guimarães e a Rua das Hortas, na Nazaré foi retomada, com a abertura deste troço da Marginal, que esteve em obras de requalificação (2ª fase).
Com um investimento de 262.208,32 euros (mais IVA), o troço, equipado com uma ciclovia que se estenderá até ao final da marginal (3ª fase, com início previsto para meados de outubro), mantém a circulação automóvel nos dois sentidos, e deixa de ter lugares de estacionamento do lado do mar.
Walter Chicharro, que manifestou a sua “grande satisfação pela obra e reabertura ao trânsito”, confirmou que “a requalificação do espaço público do concelho da Nazaré é uma prioridade e vai, por isso, continuar”.
A promoção da atratividade económica, a dinamização da reabilitação do tecido urbano degradado e o reforço da centralidade urbana são alguns dos objetivos do plano de intervenção no espaço urbano.
“Temos como objetivo tornar o território cada vez mais atrativo, com maior comodidade para todos, propiciando, ao mesmo tempo, a dinamização da economia de todo o concelho”.
Apesar da abertura deste troço ao trânsito, vão continuar a ser feitos pequenos arranjos no local, nomeadamente para a conclusão da pista ciclavel, e da rampa de acesso à praia, no final da Av. Vieira Guimarães.
A receção parcial da obra teve como objetivo contribuir para uma maior fluidez do trânsito, que circula em direção à marginal, permitindo, em simultâneo, a fruição da paisagem e das transformações efetuadas.
A modernização da avenida mantém o diálogo com as tradições seculares, de vivências multifacetadas da praia da Nazaré, indissociáveis da Marginal, num programa ambicioso de renovação urbana e ambiental, que visa dar qualidade funcional e estética a um espaço nobre da vila.
A terceira fase de requalificação da Marginal, obra projetada pelo arquiteto Álvaro Manso, só será iniciada depois do verão, para não interferir com a época alta do turismo na vila.
A substituição do piso por calçada em granito; a instalação de sarjetas de passeio e sumidouros para uma boa drenagem das águas pluviais; o nivelamento das passadeiras aos passeios para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida; a remarcação dos lugares de estacionamento com cores destacadas; e o arranjo das depressões existentes nos passeios para peões, foram os principais alvos da obra já realizada, e que será retomada depois do verão.
O projeto da Requalificação (três fases) integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), com comparticipação máxima do Feder 765.000 euros.
Pesquisa Geral