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Ação Social da Câmara acompanha mais de cem famílias em período de isolamento social
26 Abril 2020
Ação Social da Câmara acompanha mais de cem famílias em período de isolamento social
Mais de cem famílias recorreram aos serviços disponibilizados pela Ação Social da Câmara da Nazaré durante o “Estado de Emergência” decretado para mitigar a propagação do novo Coronavírus – Covid-19.
Os pedidos chegaram por via das linhas de apoio em funcionamento: Linha de Apoio - informações, tendo o encaminhamento das situações sido feito de acordo com as especificidades apresentadas; Linha de Apoio aos +65 - apoio na aquisição de medicação, bens alimentares, entre outras necessidades básicas (para quem não tem suporte familiar e tem restrições, quer pela idade, quer por doença crónica); e Linha de Apoio Psicológico- apoio individualizado, gestão de stress emocional.
No total, há 115 famílias em acompanhamento, tendo as três linhas, geridas pelas Técnicas Superiores do Gabinete de Ação Social (Técnica Superior de Serviço Social, Técnica Superior de Sociologia e Técnica Superior de Psicologia), sido responsáveis, desde o passado dia 18 de março, por um conjunto de respostas e encaminhamentos para os apoios necessários a cada caso exposto, tais como a inscrição no Instituto de Emprego; Requerimento de RSI, Loja Social ou a informação do munícipe sobre apoios do Estado, finanças, serviços municipalizados, mercado municipal, canil, entre outros.
Foram ainda encaminhados algumas situações para o Banco Alimentar; ativadas refeições escolares; reforços alimentares ao fim de semana, apoio ao regresso voluntários de imigrantes aos países de origem; indicadas situações de estrangeiros ao Alto Comissariado para as Migrações e contactada a linha 144 (emergência nacional para situações de sem-abrigo/passantes), bem como, entregue documentação informativa sobre os conselhos da DGS e OMS, apoios do IHRU – Instituto Nacional de Habitação, entre outros, de acordo com as solicitações dos munícipes.
Todos estes apoios tiveram por base uma avaliação socioeconómica, bem como, a articulação com as entidades do concelho, tendo sido ativado o apoio, nomeadamente, a compra de gás ou de medicamentos, para quem não tinha condições; quanto à Linha de Apoio +65, a equipa da Ação Social providenciou as compras de alimentos em supermercado, pedidos de receituário, encaminhamento para SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, ou apoio a pessoas dependentes, a viverem isoladas sem apoio familiar ou de entidades prestadoras deste serviço.
Este trabalho da equipa do Gabinete de Planeamento e Análise da Intervenção Social, da Câmara Municipal da Nazaré, não seria possível sem a ajuda de todos os parceiros, pelo que, reiteramos o sentimento de que uma Comunidade Unida é, e será, uma Comunidade Fortalecida.
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