- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Assembleia Municipal aprova Orçamento da Câmara para 2020 no valor de 20,8 milhões
Assembleia Municipal aprova Orçamento da Câmara para 2020 no valor de 20,8 milhões
25 Novembro 2019
Assembleia Municipal aprova Orçamento da Câmara para 2020 no valor de 20,8 milhões
A Assembleia Municipal aprovou, na passada sexta-feira, 22 de novembro, a proposta de orçamento da Câmara para 2020 no valor de 20.828.337,00€.
“É o orçamento mais baixo de sempre desde a introdução do euro, como moeda única. Estamos perante um documento de grande rigor e que tem em vista o controlo da dívida e o controlo político. Pretende ser um contributo para recolocar a Nazaré na senda da requalificação e como um concelho, cada vez mais, com grande qualidade de vida para os residentes e visitantes”, declarou Walter Chicharro.
O município da Nazaré manifesta, neste documento, as Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo triénio, atribuindo particular importância a projetos comparticipados, principalmente os que se encontram referenciados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
O documento plasma as diretrizes estratégicas determinadas pelo executivo municipal, conjugado com o Plano de Ajustamento Financeiro, aprovado pela Câmara Municipal de Nazaré e pela Assembleia Municipal de Nazaré, em outubro de 2012 - PAEL - em conjugação com o Plano de Ajustamento Financeiro, no âmbito do Fundo de Apoio Municipal, recentemente aprovada pela Câmara Municipal da Nazaré e Assembleia Municipal da Nazaré.
Nas suas grandes opções, elege as áreas da Economia e Emprego; Educação e Formação; cultura; desporto, a saúde, a requalificação e o bem-estar como algumas das suas metas prioritárias de atuação, tendo em conta o rigor orçamental e o investimento na população.
A execução do projeto do Centro Escolar de Famalicão durante o ano de 2020; Dotação do Parque Escolar de pessoal necessário para assegurar a manutenção, a segurança de edifícios, docentes e alunos, fazendo com que ocorra o normal funcionamento dos edifícios e valências agregadas; apoio às instituições culturais sediadas no concelho; a continuidade de eventos de dimensão nacional e internacional em desportos de cariz marítimo, desportos de praia, colocando, assim, o concelho da Nazaré como um
destino de eleição na prática deste tipo de atividades; apoio a famílias carenciadas de habitacional; projeção da construção de um novo sistema de armazenamento e distribuição de água potável para abastecimento às populações e execução do investimento de Saneamento (redes de drenagem de águas residuais domésticas em baixa); e a finalização do processo de construção do novo Centro de Saúde da Nazaré durante o ano de 2020 são alguns dos projetos que deverão concluir-se ou iniciar-se durante o próximo ano.
Impostos para 2020 aprovados pela Assembleia Municipal
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, por maioria, a proposta da Câmara para a aplicação de taxas e impostos em 2020.
Foi aprovada a Taxa Municipal de Direitos de Passagem no valor de 0,25%; a derrama - lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (IRC) de 1,5%; a participação do Município no IRS de 5%; e o IMI de 0,8% para Prédios Rústicos e 0,45% para Prédios Urbanos.
“O Município da Nazaré está disposto, como estava no ano passado, de prescindir de parte da percentagem na receita de IMI, de forma a contribuir para a redução da carga fiscal com maior impacto ao nível das famílias com menores rendimentos. Podendo deliberar pela taxa máxima de 0,5%, permite-lhe a Lei decidir também pela aplicação da taxa de 0,45% - como, de resto, aconteceu no ano passado”, lê-se na proposta enviada à sessão da Assembleia Municipal.
A Nazaré faz parte de um conjunto de Municípios abrangidos por programa de apoio à economia local. No âmbito do “Regime Jurídico da Recuperação Financeira Municipal”, o PAM estabelecer as medidas de reequilíbrio orçamental específicas, que obrigam à definição das taxas máximas nos impostos municipais, designadamente o IMI.
Pesquisa Geral