- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Balcão Único do Município da Nazaré
Balcão Único do Município da Nazaré
29 Setembro 2017
Balcão Único do Município da Nazaré.
Num momento em que as vantagens das tecnologias de informação e comunicação já estão amplamente difundidas, o Balcão Único do Município da Nazaré é uma solução que permite que vários serviços dispersos se concentrem num só espaço, facilitando a vida dos cidadãos.
Funcionando das 8h30 às 16h00, com três postos de atendimento, permitirá, em breve, que os cidadãos usufruam do acompanhamento individual de cada processo, e de uma gestão cada vez mais competente, dos mesmos.
O Município da Nazaré optou por um modelo organizacional simplificado, produzindo efeitos positivos na vida dos cidadãos, que procuram, cada vez mais, serviços rápidos e com maior qualidade, através de uma Administração Pública mais ágil e mais flexível.
Diminuir o tempo de realização das tarefas, aumentar a velocidade de acesso à informação e melhorar a comunicação entre os serviços são alguns dos objetivos deste serviço.
A partir de 2 de janeiro de 2018, o Balcão Único irá incorporar o Espaço do Cidadão do Município da Nazaré.
O Espaço do Cidadão, que resulta de uma parceria, formalizada em protocolo, com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., pretende garantir aos cidadãos, e às empresas, um acesso digital assistido, e especializado a determinados serviços.
Estes espaços apresentam indubitável interesse municipal pelos benefícios que podem trazer aos Munícipes em termos de desburocratização e poupança de tempo útil, constituindo por isso, uma forma de potenciar o desenvolvimento do concelho.
Para além disso, uma das dimensões fundamentais do projeto dos Espaços do Cidadão é a da promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através do modo muito específico de atendimento – o atendimento digital assistido – com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.
Os serviços a prestar incluem o tratamento de assuntos ligados ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (carta de condução), serviços partilhados do Ministério da Saúde (marcação e cancelamento de consultas, cartão de utente, lista de espera para cirurgias, reembolsos de despesas de saúde, entre outros), a submissão de candidaturas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (porta 65), diversos serviços relacionados com a Direção Geral do Consumidor (informações, reclamações, apoio ao consumidor endividado), com o Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF), com a ADSE, com a Caixa Geral de Aposentações, com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, etc. - a lista é mesmo muito longa.
Pesquisa Geral