-
Início
-
Autarquia
-
Notícias
-
Arquivo de Notícias
- Caminhada de Solidariedade na Nazaré sensibiliza comunidade para direitos da infância
Caminhada de Solidariedade na Nazaré sensibiliza comunidade para direitos da infância

28 Abril 2018
Caminhada de Solidariedade na Nazaré sensibiliza comunidade para direitos da infância
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Nazaré (CPCJ) realizou, hoje, a IV Caminhada de Solidariedade contra os maus tratos na infância.
A iniciativa, integrada na campanha do Mês da Prevenção dos Maus Tratos (também conhecida como a Campanha do Laço Azul), foi dirigida à comunidade com o objetivo de alertar para a importância da prevenção, promoção e proteção dos direitos e sensibilizar a população sobre os maus-tratos contra crianças.
“É o culminar das ações desencadeadas pela CPCJ para assinalar a data. Friso que a Comissão é uma entidade atuante após a sinalização de um caso relativo a crianças e jovens. Se entendermos que qualquer coisa deve ser avaliada após a sinalização, o primeiro passo é chamar os pais para que estes consintam, aprovação sem a qual não poderemos intervir”, informou Regina Piedade, presidente da Comissão e vereadora da ação social.
A responsável disse ainda sobre a saída de crianças e jovens do seio familiar que é uma decisão tomada após uma longa avaliação e articulação entre entidades. “Quando entendemos pela residencialização da criança/jovem é porque os pais concordam com a decisão”.
Por sua vez, o vereador da educação, Manuel Sequeira, falou na necessidade de “maior interligação entre todos os parceiros para prevenir maus tratos físicos e psíquicos”, capaz de construir uma sociedade mais saudável e preparar adultos mais conscientes dos direitos, nomeadamente à infância.
O dia foi composto por uma Caminhada pela vila (da Praça Sousa Oliveira, Sub-Vila, Mercado Municipal, Marginal, Porto da Nazaré) e terminou na Biblioteca Municipal, onde está exposta a mostra de trabalhos feitos pelas crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho, alusiva à temática da Prevenção dos Maus Tratos e Promoção dos Direitos das Crianças, e foi feito o balanço das atividades desenvolvidas pela Presidente da Comissão.
No final, foi entregue o resultado da recolha de bens de primeira necessidade, doados pelos participantes nesta iniciativa, à Loja Social da Nazaré.
Apresentações de teatro sobre a temática (realizadas pelos alunos do Curso de Apoio Psicossocial da Escola Profissional da Nazaré nas escolas do 1º ciclo e IPSS do concelho) e a distribuição de materiais informativos (relativos à história da Campanha) nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente na EBS Amadeu Gaudêncio, Externato D. Fuas Roupinho, Escola Profissional da Nazaré e FOR-MAR, são as ações de complementaram a iniciativa desenvolvida pela CPCJ da Nazaré.
Pesquisa Geral