- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Comemorações do 25 de Abril de 2019 na Nazaré
Comemorações do 25 de Abril de 2019 na Nazaré
25 Abril 2019
Comemorações do 25 de Abril de 2019 na Nazaré
As Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril realizaram-se pela manhã com a tradicional cerimónia do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, que contou com a presença das entidades convidadas da Assembleia Municipal, seguida da sessão de discursos alusivos à “Revolução dos Cravos”.
A necessidade de credibilizar a democracia, o reforço diário das conquistas de há 45 anos e manter viva a memória para que se prepare um futuro melhor para a sociedade foram algumas das ideias destacadas dos discursos dos partidos (BE; CDU; PSD e PS) com representação na Assembleia Municipal.
O Presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, falou das possibilidades que abril de 1974 abriu aos portugueses e à instalação de um novo sistema político local onde, desde 2013, o PS é poder, cujo projeto governativo se tem baseado “em pilares fundamentais, como a sustentabilidade financeira, as obras de proximidade e as obras estruturais”.
O autarca indicou, em seguida, algumas das obras (tais como várias infraestruturas públicas; as intervenções que levaram à certificação ISSO 14001 da Praia da Nazaré; o novo Centro de Saúde ou a modernização dos Paços do Concelho) que deram conforto, bem-estar e uma “imagem de modernidade aliada às suas tradições”, constituindo-se como valores que contribuíram para o aumento da procura da Nazaré, marca que ascendeu ao 4º lugar no Ranking da Bloom Consulting “só sendo ultrapassada por Lisboa, Porto e Funchal”, e que hoje se posiciona como um “destino anual” para várias nacionalidades.
“Estes são apenas alguns dos frutos do trabalho deste executivo, mas são principalmente frutos do 25 de abril”, acrescentou o autarca, sublinhando ainda: “temos de continuar a reinventar Abril, temos de continuar a reinventar Portugal, temos de continuar a potenciar o nosso concelho”.
José Ramalhal, Presidente da Assembleia Municipal, fechou os discursos da data recordando: “abril deu-nos a possibilidade da palavra”, manifestando o desejo de no próximo ano se celebrar o cumprimento de um dos desígnios dessa conquista: “fazermos diferente e proporcionar uma vida melhor a todos”, desde logo começando por “nos ouvirmos uns aos outros”.
As celebrações encerraram com um momento musical com algumas das canções que lutaram contra o regime instaurado, interpretadas por Júlio Estrelinha e Valter Loureiro.
Pesquisa Geral