- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Comunicado dos Serviços Municipalizados sobre a Paragem do Ascensor
Comunicado dos Serviços Municipalizados sobre a Paragem do Ascensor
27 Abril 2018
Comunicado dos Serviços Municipalizados sobre a Paragem do Ascensor
Os Serviços Municipalizados da Nazaré foram confrontados, no dia 24 de abril, com a queda de pedras da arriba sobranceira ao túnel do Ascensor da Nazaré. Apesar destes inertes não terem alcançado a linha, tendo estes ficado retidos numa rede metálica de sustentação de pedras, colocada por estes Serviços em novembro de 2016. Após análise técnica, foi identificada uma situação de risco que colocava em causa a segurança de pessoas e bens, tendo o Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Nazaré tomado a decisão de suspender o funcionamento deste equipamento, como medida preventiva, até que o risco seja suprimido.
Pelo menos desde 2013 que o município da Nazaré tem vindo a diligenciar esforços no sentido de, conjuntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), desenvolver soluções de supressão de risco de queda de inertes nesta zona em particular, assim como em toda a área do promontório do Sítio da Nazaré.
Havendo a possibilidade desta Agência poder desenvolver um projeto de consolidação de arribas, foi solicitado a estes Serviços Municipalizados que se produzisse um Estudo Geológico que sustentaria a estruturação de uma solução a ser projetada. Tal estudo foi adjudicado, pelos Serviços Municipalizados, ao Departamento de Geotecnia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e foi encaminhado para a APA no dia 28 de julho de 2016.
É importante esclarecer que apesar deste Município não ser a entidade que tutoria a arriba sobranceira ao Túnel do Ascensor, este encontra-se totalmente disponível e fortemente empenhado em colaborar e participar na resolução desta situação, conjuntamente com a APA, de forma a que a solução para a mesma seja encontrada e executada no menos espaço de tempo possível.
Apesar deste município ser totalmente alheio ao ocorrido tudo fará para que os utilizadores deste iconográfico transporte público voltem, em breve, a usufruir do mesmo em total segurança.
Pesquisa Geral