- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Deslocação da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência ao Município
Deslocação da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência ao Município
09 Outubro 2020
Deslocação da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência ao Município
A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, deslocou-se, hoje, ao Município da Nazaré para visitar a CERCINA - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inserção da Nazaré e uma empresa de cerâmica, instalada em Valado dos Frades, tendo sido acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, e pela vereadora da Ação Social, Regina Piedade.
Ana Sofia Antunes iniciou a sua deslocação à Cercina, onde regressou, passados quase doze meses, após a inauguração do Lar Residencial e Residência Autónoma “Solar da Praia”, um investimento de aproximadamente 854 mil euros, cofinanciado pelo programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, e que presta serviço a 25 clientes, com deficiência intelectual, multideficiência e diagnóstico duplo, onde foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Joaquim Pequicho.
Na ocasião, a Secretária de Estado ficou a conhecer alguns dos projetos que a Cooperativa tenciona desenvolver a curto /médio prazo, como a Remodelação e Requalificação do Edifício do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), o Licenciamento do serviço de apoio domiciliário para apoio à pessoa com deficiência e a Implementação do Centro de Apoio à Vida Independente.
A deslocação terminou com a visita à Nocal Cerâmicas, sediada em Valado dos Frades, fundada em 1984, cujo quadro de recursos humanos, com 50 funcionários, integra um colaborador com deficiência.
A empresa manifestou a sua satisfação por aquela contratação e mostrou-se “disponível para a celebração de mais contratos com pessoas com deficiência” ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Território inclusivo
Ana Sofia Antunes presidiu, em 2019, à cerimónia do hastear da Bandeira da Acessibilidade no Município da Nazaré que venceu o prémio de “Praia + acessível” (2018), tendo-se referido à importância da política de promoção de territórios cada vez mais inclusivos.
A inclusão foi anunciada como uma das principais metas de atuação do Município da Nazaré na melhoria da qualidade do seu território.
A Nazaré foi considerada a mais acessível das 214 existentes em território nacional.
“Esta é uma parte em que decidimos apostar e com sucesso, porque estamos a ser cada vez mais procurados por turistas, e alguns com condicionalismos na sua mobilidade”, disse, reforçando que são necessárias infraestruturas de apoio melhoradas nas praias e em outros locais. As praias foram uma aposta simbólica que funcionou, mas toda a questão da acessibilidade é um enorme desafio que temos entre mãos”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré.
Pesquisa Geral