- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Empreendimento turístico nasce no Parque da Pedralva
Empreendimento turístico nasce no Parque da Pedralva
21 Junho 2018
Empreendimento turístico nasce no Parque da Pedralva e requalifica área sem utilização há cinco anos
A Câmara da Nazaré aprovou a abertura do Concurso Público para a concessão do espaço destinado a campismo no Parque da Pedralva a privados, pelo período de 30 anos.
A parcela a concessionar insere-se numa área de equipamentos e serviços de apoio à população (próxima ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Nazaré), localizada junto à entrada principal da Capela de Nossa Senhora dos Anjos (Ermida de N. S. dos Anjos), com vista privilegiada sobre a costa.
O espaço será ocupado por um empreendimento turístico construído de raiz do tipo de estabelecimento hoteleiro, constituído por 35 unidades de alojamento (quartos) e dois edifícios para serviços de apoio e receção aos turistas, e ainda por um quiosque, destinado à venda de bebidas.
O projeto de arquitetura é da autoria de Marco Moreira, e teve em conta a compreensão das características geográficas do local bem como a paisagem existente. O edificado, bem como a utilização de materiais de revestimento naturais, irá conferir uma atitude compreensiva da envolvente, já que ficará assente em estruturas metálicas elevadas, “permitindo uma imagem de suspensão destes elementos no terreno, potenciando a leveza da intervenção”.
“Este projeto permitirá a regeneração de um espaço que, tendo sido projetado como parque de campismo, permanece desocupado, inativo e fechado ao público há 5 anos. Integra a terceira fase de requalificação do Parque da Pedralva, onde a Câmara já fez intervenção, com a colocação de um novo jardim, novas travessias pedonais, reabilitação das instalações sanitárias, instalação de mobiliário no parque de merendas e parque infantil”, refere Salvador Formiga, vereador das infraestruturas e espaços verdes na Câmara Municipal.
Para alem da criação de condições para o investimento de privados no desenvolvimento da qualidade de vida e oferta da Nazaré, esta etapa irá “dinamizar a Pedralva 24 horas/dia, durante todo o ano, reduzindo atos de vandalismo, criando novos empregos e rentabilizando, financeiramente, a intervenção já efetuada no local”, situado numa das principais entradas para a praia.
Por seu turno, Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, refere que este projeto “integra a última fase de regeneração do território, promovendo aquele local no circuito turístico, através da instalação de uma unidade hoteleira, que permitirá, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de resposta de alojamento, numa altura em que a Nazaré regista uma forte expansão da procura por nacionais e estrangeiros”.
Relativamente ao investimento nesta terceira fase de Requalificação do Parque da Pedralva, que contempla a instalação de uma plataforma com vista para o Monte Branco, a cargo da entidade concessionária, espera-se um retorno nunca inferior a 600 mil euros diretos em 30 anos, que permitirá o reinvestimento na área de utilização pública.
A celebração do contrato de concessão irá à próxima Assembleia Municipal, que se realizará no dia 29 de junho. Um dos retornos da concessão é o pagamento mensal de uma renda de 1500 euros à Câmara Municipal.
Pesquisa Geral