- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Equipa de Patrulhamento da Praia da Nazaré recebe equipamentos para época de inverno
Equipa de Patrulhamento da Praia da Nazaré recebe equipamentos para época de inverno
27 Novembro 2019
Equipa de Patrulhamento da Praia da Nazaré recebe equipamentos para época de inverno
A equipa de patrulhamento da praia da Nazaré recebeu, hoje, um reforço dos equipamentos para a época de inverno, que começou a 16 de setembro e terminará a 31 de maio.
Foram entregues os novos fardamentos, adquiridos pela Câmara no âmbito do acordo com a Associação de Nadadores-salvadores, e uma carrinha (Pick Up 4X4), que surge de um protocolo com a Mercedes.
“A Mercedes apoia-nos na missão de apresentar a Praia da Nazaré como uma das mais seguras do país, e que apresenta resultados relevantes na prevenção e salvamento de vidas”, disse o Presidente de Câmara da Nazaré, que manifestou a vontade deste entendimento se prolongar por mais anos.
Por seu lado, Mário Neves, em representação da Mercedes, falou em “satisfação” pela associação da marca de automóveis à missão de praia mais segura do país.
“É uma iniciativa inovadora, e isso está na ADN da nossa marca. Praia mais segura tem que ter a pick up mais segura. Estamos muito satisfeitos”.
Como destino de férias balneares de excelência, a Nazaré é visitada, anualmente, por milhares de turistas.
O elevado número de visitantes obriga ao reforço do patrulhamento e assistência a banhistas, através da contratação de nadadores-salvadores em áreas de praia não concessionadas e do acréscimo de equipamentos e dispositivos de vigilância, socorro e assistência a banhistas, e inclusivamente fora da época balnear.
“A Câmara optou por assumir o investimento na segurança dos banhistas e patrulhamento, no intuito de fazer o reforço na promoção da Nazaré como uma praia segura e de qualidade para as famílias, numa altura em que o concelho é, cada vez mais, um destino mundial de referência, pelo surf, mar e restante oferta.
Para além do apoio financeiro e da moto 4, a Câmara adquiriu todo o equipamento necessário para o exercício das funções dos nadadores-salvadores, como pranchas, fardas e boias.
Sobre o patrulhamento do areal durante o inverno, assegurada por uma equipa formada por cinco homens, Daniel Meco, responsável pela Associação de Nadadores-Salvadores, fala em resultados “muito positivos”.
Em três anos de atividade “houve zero mortes por afogamento na Nazaré”, o que contrasta com épocas anteriores, em que o serviço não existia. “Está provado o resultado positivo deste dispositivo que, desde a sua entrada em funções, registou zero mortes por afogamento”, reforça.
Os equipamentos cedidos, como a carrinha e as duas motos-4, contribuíram para os resultados. “A carrinha foi uma mais-valia. E o nosso anseio é uma torre de coordenação”, com a qual a equipa poderia aumentar a eficácia na deteção de perigos para pessoas e a costa, “sobretudo em dias de intempérie”.
Pesquisa Geral