-
Início
-
Autarquia
-
Notícias
-
Arquivo de Notícias
- Espaços culturais registam novo aumento de visitantes
Espaços culturais registam novo aumento de visitantes

09 Dezembro 2019
Espaços culturais registam novo aumento de visitantes
As visitas de conhecimento à oferta disponibilizada pelos equipamentos culturais municipais voltaram a crescer.
Os dados apresentados pelo Centro Cultural da Nazaré indicam um aumento de mais de mil visitantes (2019) em comparação com o ano anterior.
O espaço de exposições e divulgação da cultura e etnografia local recebeu 44.196 visitantes durante o ano 2019, que procuraram conhecer melhor a oferta disponibilizada pelo espaço ao longo desses meses: exposição dos presépios tradicionais; São Brás; Carnaval Menes C’a Ninguém; Procissão do Senhor dos Passos “400 anos Senhor dos Passos”; o “Avental”, 44ª Feira do Livro; O Olhar desta gente – fotografia e o Centenário de José Laborinho – Fotografia.
“O Centro Cultural da Nazaré tem investido em exposições de qualidade com artistas nacionais e locais. Também a aposta na divulgação local através dos nossos canais tem promovido os eventos”, diz Manuel Sequeira, Vice-Presidente da Câmara, com o pelouro da Cultura.
Às mostras temporárias, junta-se o Centro Interpretativo do Museu (Vivo) do Peixe Seco, um dos Núcleos do Museu dedicado a uma arte ancestral ainda bastante viva na Nazaré, que complementa a oferta deste espaço que em 2018 registou 43.121 visitas; 41.436 em 2017; 32.715 em 2016 e 31.662 em 2015.
Também o Forte de S. Miguel Arcanjo divulgou os dados relativos a 2019, que revelam novo crescimento da procura.
Aberto ao público durante todo o ano desde 2015, por iniciativa da Câmara da Nazaré, o monumento registou 1 000 000 visitantes (entre 2014 e 2019), vindos de 120 países, o que reforça a importância deste Forte como elemento promocional da Nazaré e do país, no âmbito das ondas grandes e do surf.
Os dados evidenciam o momento alto de notoriedade que vivemos e confirmam que somos, cada vez mais, uma marca global”, diz Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, recordando que exemplo disso foi a “escolha das ondas da Nazaré para representar Portugal numa grande campanha de marketing do Turismo em Nova Iorque (Times Square), nos Estados Unidos.
A aposta no surf e na promoção das características únicas da Nazaré, como as tradições etnográficas e religiosas, mas também as ondas grandes geradas pelo canhão da Nazaré, um dos maiores desfiladeiros submarinos da Europa deram os seus resultados.
Pesquisa Geral