- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Exposições de Presépios assinalam quadra natalícia na Nazaré
Exposições de Presépios assinalam quadra natalícia na Nazaré
17 Dezembro 2020
Exposições de Presépios assinalam quadra natalícia na Nazaré
De 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2021, o Centro Cultural da Nazaré apresenta “Presépios Tradicionais da Nazaré”, uma mostra realizada pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.
Dos presépios em barro aos mais atuais, a exposição apresenta a evolução das formas e materiais usados na preservação desta tradição, uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém.
A representação da sede do concelho, com os três núcleos populacionais – Praia, Pederneira e Sítio – é um dos destaques desta exposição, composta por mais de 150 bonecos em miniatura, vestidos com os trajes típicos, e os vários edifícios com história e património arquitetónico representado, como a Casa da Câmara, da Pederneira; o elevador que liga a Praia ao Sítio; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Coreto; a Ermida da Memória; o Forte de S. Miguel Arcanjo; as hortas da Pederneira; a marginal; os challets e as casas típicas dos pescadores.
“Temos aqui representado o período 1930-1940, para nós o que mais características interessantes apresenta, do ponto de vista cultural e típico da Nazaré”, explicou Fernando Barqueiro, do Grupo Etnográfico, adiantando que pretende, através desta exposição, mostrar “as salas de visita da Nazaré e as raízes culturais de cada um dos núcleos populacionais, com grande significado histórico para a formação desta povoação”.
Composta por cinco grandes presépios, a exposição apresenta, ainda, outra criação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o presépio “nazareno”, em que as figuras envergam os trajes tradicionais locais. O cenário do nascimento de Jesus é uma embarcação de pesca típica.
Manter viva a tradição e costumes do festejo desta quadra são alguns dos objetivos desta mostra.
Presépios na Gare do Ascensor
A gare do Ascensor (Sítio) está a assinalar esta quadra festiva com um Presépio de grandes dimensões, construído por Custódio Santos. Composta por mais de 1200 peças, reunidas pelo autor da mostra e da conceção dos elementos ali presentes, a exposição já se realiza há 10 anos consecutivos e pode ser visitada diariamente, no horário de funcionamento do Ascensor, até 6 de janeiro de 2020.
Pesquisa Geral