- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Festa do Homem do Mar mobiliza comunidade piscatória
Festa do Homem do Mar mobiliza comunidade piscatória
07 Maio 2018
Festa do Homem do Mar mobiliza comunidade piscatória
Decorreram no fim de semana, de 5 e 6 de maio, os festejos do “Dia do Homem do Mar”, numa organização da Paróquia da Pederneira (Nazaré)/ Apostolado do mar.
“É uma tradição que se realiza no primeiro fim de semana de maio, e que serve de comunhão e festa, e para a expressão da fé. E, tendo em conta as dificuldades diárias que esta comunidade enfrenta no seu quotidiano, quando vai ao mar, é uma forma de a Igreja dizer que estamos juntos e queremos exaltar essa fé”, disse o Pároco da Nazaré, Paolo Lagatta.
Joaquim Zarro, da Associação de Armadores da Nazaré, explica que se trata de uma manifestação “muito importante para a comunidade local”.
“Os pescadores são muito crentes. E esta é a nossa maneira de agradecer aos nossos santos protetores a ida (ao mar) e regresso (a terra) com vida. Não é fácil andar no mar. A fé guia-nos”.
O evento foi composto por duas procissões: uma por terra e outra por mar.
No sábado, da 5 de maio, realizou-se a procissão em terra, desde o Centro Cultural da Nazaré até à Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, seguida de missa no areal.
No domingo, 6 de maio, as festividades tiveram início com o percurso das imagens, entre o Porto da Nazaré, Nazaré, Sítio até à Pederneira, seguido da Procissão Marítima do “Dia do Homem do Mar”, cumprindo o ritual das três voltas à enseada da Nazaré.
O “Dia do Homem do Mar” é uma festa popular de grande importância para os habitantes e comunidade piscatória.
Apoio institucional do Município da Nazaré e da Confraria de N. S. Nazaré
Colaboração: Junta de Freguesia da Nazaré, Capitania, PSP, Associação de Armadores da Nazaré e Nazaré Informa.
Pesquisa Geral