- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Festas do Sítio podem regressar a local mais próximo do Santuário de N. S. Nazaré
Festas do Sítio podem regressar a local mais próximo do Santuário de N. S. Nazaré
Novo modelo já está em estudo.
As Festas do Sítio, que decorreram de 4 a 8 de setembro, no Parque Atlântico, podem regressar a um local mais próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, retomando um modelo mais idêntico ao praticado há décadas, altura em que as festividades (pagãs) decorreriam nas imediações do local de culto.
O Presidente da Câmara, Manuel Sequeira, explicou, sobre o modelo de 2024 [coorganização da Câmara com uma Comissão de Festas] “que ainda não foi desta, com a fórmula que pensámos, muito por conta de propostas aqui apresentadas, de dar às associações a responsabilidade organizativa deste evento, que se conseguiu apresentar um modelo satisfatório ao nível das visitas e comercial”, acrescentando que já deu início “ao que será a força matriz daquelas festas, chamando-as mais para o Sítio”.
O autarca adiantou, na reunião de Câmara realizada na sexta-feira, dia 13 de setembro, que aconteceu uma primeira reunião de trabalho com o Presidente da Mesa da Confraria de N.S Nazaré sobre o tema, e que é intenção da Autarquia “dar resposta ao principal problema das festas, a sua a localização”.
“As pessoas e comerciantes sentem isso [a falta de centralidade]. Há propostas pensadas e que poderão ter eficácia no próximo ano. Vamos verificar”, informou o autarca, acrescentando que o tema [e o balanço do evento] poderá vir a ser retomado numa próxima reunião de Câmara ou sessão da Assembleia Municipal.
Bruno Pereira [ACISN], da Comissão Organizadora, pela ACISN – entidade responsável pela negociação e contratação de artistas, iluminação, comerciantes, tendas, palco, necessidades técnicas e logísticas, bem como patrocinadores do evento, presente na reunião para prestar informação sobre o evento de 2024, explicou que o cartaz, proposto a 18 de janeiro, foi fechado no início de junho, a 3 meses das festas.
O responsável explicou que o progressivo desinteresse pelas festas, do público e comerciantes, “pode ter levantado dificuldades” ao sucesso do evento, informando, ainda, que a “iluminação não foi feita porque não existia verba”, mas que, apesar das circunstâncias, houve um aumento de presenças comerciais no recinto.
“Trouxemos mais 22 stands em comparação com o ano anterior, cozinhas e tenda pagas por patrocínios; e novas marcas ao evento”, rejeitando a ideia de “falta de organização ou planeamento. Houve dificuldade nos patrocínios ao evento, em parte pela quebra que tem vindo a ser registada na procura destas Festas”, disse.
Do lado dos vereadores eleitos para a oposição, Paulo Reis, pelo PSD, disse estar perante uma organização que “mais parece um evento género telenovela venezuelana”, apontando ao executivo (PS) uma atitude de “sacudir responsabilidade” sobre a solução das festas 2024.
João Paulo Delgado, vereador eleito pela CDU, falou em “falta de rigor e de capacidade organizativa de eventos”.
“A Câmara havia estabelecido um protocolo com várias entidades locais para organizar o evento, assumindo várias responsabilidades, incluindo a transferência de 98.400 euros para a Associação Comercial Industrial e de Serviços da Nazaré (ACISN) para cobrir despesas diretas relacionadas com o evento, ao que sabemos apenas para pagamentos aos artistas dos concertos musicais. No entanto, surgiu um problema, porque os patrocínios esperados pela ACISN ficaram muito aquém do necessário, o que obriga a Câmara a assumir custos adicionais não previstos inicialmente. Para cobrir essas despesas “imprevistas”, foi necessária esta alteração orçamental, onde 57.000 euros foram retirados da rubrica destinada à limpeza urbana para a rubrica destinada aos serviços relacionados com as Festas do Sítio”.
Para a CDU, o despacho [despacho para colocação de verba para as Festas do Sítio 2024 ] enviado à reunião de Câmara, evidencia a “falta de um planeamento atempado e com visão verdadeiramente aglutinadora, suportada por financeiro robusto dos intervenientes que se tem obrigatoriamente que promover, pode comprometer a percepção pública da gestão municipal e minar a confiança nas futuras edições do evento”.
Protocolo de Colaboração a celebrar entre o Município da Nazaré e Extreme Events & Services Lda. –
Aprovado com 6 votos a favor e o voto contra da CDU
O evento Surfer Big Waves Awards, organizado pela Extreme Events & Services Lda., irá decorrer na Nazaré, de 28 de setembro a 31 de outubro. Será composto por uma exposição, no Centro Cultural da Nazaré, e uma Gala de Entrega de Prémios Anuais de Ondas Grandes, no dia 19 de outubro, no Cineteatro, que será transmitida, em direto, pelo canal televisivo Fuel TV, para mais de 100 países e 700 milhões de lares.
Geminação com Razuri no Perú para inercâmbio de culturas experiências -
Aprovado por 6 votos a favor (4 do PS e 2 do PSD) e a abstenção da CDU
Razuri é uma cidade localizada na Província de Ascope com 8.864 habitantes (Censos. 2017), fazendo parte do departamento de La Libertad, no norte do Pert. A cidade conta com vários atrativos naturais. das quais se destaca a onda de "esquerda perfeita mais longa do mundo", descoberta em 1965 pelo Jack Southerland. Em igual sentido. a realização de eventos como o campeonato nacional havaino de Surf leva este território a ser uma referência do Surf.
A paisagem natural conta com belos atrativos turísticos como La Punta. o Cerro Encantado, as Ilhas Macabi . El Bajo, Las Dos Tetas. Marcufi, El Mal Paso. La Barca, La Outra Playa, La Bocana, La Boca del Rio, Playa el Milagre, entre outros.
A principal fonte de trabalho é a pesca industrial e artesanal. Atualmente. a pesca é feita com pequenas embarcações capturando espécies marinhas mais comuns como o suco, a lona, a cavala, ou a raia.
De acordo com a proposta de Geminação “identificam-se várias semelhanças entre os dois territórios que sustentam a presente parceria e, com isso, fortifica-se as relações entre Portugal e o Perú. Atendendo ao intuito de explorar as potencialidades do turismo desportivo, meio de forte ligação aos dois concelhos, através das competições de Surf (ambos organizam eventos desportivos de enorme relevo a nível internacional), conseguindo captar potenciais turistas de ambos os destinos para que conheçam e desfrutem das várias atrações turísticas, permitindo, portanto, divulgar, de forma mútua. o concelho da Nazaré e o Municipio de Razuri Puerto Malabrigo”.
CDU falou em “resultados desastrosos que tem contruído” a massificação do turismo na Nazaré, falou em “mais uma geminação. Geminações para quê e para quem? Temos visto pouco sumo destas parcerias, apenas viagens, por alguns elementos do executivo, que continua empenhado a apagar séculos de história, apoiando-se no surf”.
Toda a reunião está disponível online, no link:
https://www.youtube.com/watch?v=l61Adf2v3XU&ab_channel=Munic%C3%ADpiodaNazar%C3%A9
Notícias relacionadas
-
Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico
Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico
21 Agosto 2024 -
Dez dias de Festas no Sítio têm início hoje
Dez dias de Festas no Sítio têm início hoje
01 Setembro 2023 -
Festas do Sítio divulgam cartaz 2022
Festas do Sítio divulgam cartaz 2022
04 Agosto 2022