- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Largo da Fonte Velha devolvido ao usufruto dos munícipes
Largo da Fonte Velha devolvido ao usufruto dos munícipes
07 Junho 2019
Largo da Fonte Velha devolvido ao usufruto dos munícipes
O Largo da Fonte Velha do Sítio da Nazaré reabriu requalificado, com mais espaço para os peões e um estacionamento ordenado.
Um investimento total de 177.507,56 € (com o apoio comunitário FEDER de 150.881,42 €) reabilitou um espaço público, integrado em zona urbana consolidada; reorganizou os lugares de estacionamento, definiu novas áreas pedonais e introduziu novo mobiliário urbano.
Situado no lugar do Sitio, à ilharga da Rua Dom Fuas Roupinho, o Largo da Fonte Velha funciona como uma espécie de antecâmara do Largo da Nossa Senhora da Nazaré, um dos principais espaços públicos da Nazaré.
Nas suas imediações, como principais elementos caracterizadores e potencialmente dinamizadores da atividade da praça, encontra-se o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, e a Fonte Velha.
A intervenção clarificou as opções para o estacionamento das viaturas de turismo, tendo valorizado a presença da Fonte Velha, através de uma área claramente identificada com pavimentação em lajeado de calcário, tendo esta abandonando, em definitivo, a função de placa giratória pelos autocarros que ali circulam e estacionam.
Estabeleceu-se, ainda, uma nova área pedonal na zona de acesso ao Museu, com a introdução de uma plataforma à cota da entrada do espaço museológico, bancos e pequenas zonas ajardinadas, permitindo a fruição de um espaço de lazer, que complementa o uso interno do Museu do Dr. Joaquim Manso.
A intervenção teve como finalidade devolver o espaço urbano a um uso que acompanhe os novos tempos e dê a réplica adequada aos desafios que nos são colocados enquanto habitantes. Procurou-se, com o novo desenho, facilitar a apropriação dos cidadãos a praças e jardins, passeios e ruas, e, assim, permitir a acomodação de novos usos e vivências, determinantes e primordiais na construção de valores identitários específicos do local.
O Presidente de Câmara, Walter Chicharro, manifestou a sua enorme satisfação pelo resultado da reabilitação, que se junta a outros espaços já melhorados.
“A reabilitação do espaço público é um objetivo deste executivo. Trata-se da verdadeira oportunidade para o desenvolvimento de um processo integrado e sustentável, melhorando as condições de utilização, redignificando o território e o seu tecido construído, ajudando a dinamização da economia local”, disse o autarca”.
O Largo da Fonte Velha (Sítio), Largo da Praça de Touros (Sítio); Largo da Fonte Velha (Sítio); Largo da Misericórdia (também conhecido como Largo do Cemitério, na Pederneira), Mercado Municipal, Av. do Município, Av. Vieira Guimarães, Rua Sub-Vila, assim como a terceira fase da Marginal da Nazaré, são as intervenções integradas no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, contratualizado entre o Município da Nazaré e a CCDR Centro, com apoio dos Fundos Comunitários (FEDER).
Pesquisa Geral