- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Município da Nazaré é o primeiro certificado com a ISO 14001:2015 pela coordenação da manutenção da praia
Município da Nazaré é o primeiro certificado com a ISO 14001:2015 pela coordenação da manutenção da praia
03 Outubro 2018
O Município da Nazaré é o primeiro certificado com a ISO 14001:2015 pela coordenação da manutenção da praia
O Município da Nazaré é o primeiro a ser certificado com a ISO 14001:2015, no âmbito da coordenação da manutenção com as partes interessadas da gestão da Praia da Nazaré.
A Autarquia cumpriu os requisitos da norma de certificação ambiental internacional, cujos objetivos são criar equilíbrio entre a rentabilidade e a redução do impacte ambiental, e obteve o reconhecimento legal pelas boas práticas.
“Trata-se de um reconhecimento do sistema de gestão ambiental num Município que se preocupa com a sustentabilidade e boas práticas ambientais. Por isso se certificou esta entidade no âmbito da coordenação da manutenção com as partes interessadas da gestão da Praia da Nazaré”, disse António Silva, TÜV Rheinland Portugal, entidade que emitiu o diploma.
A distinção, cuja validade se estende por 3 anos sujeitos a inspeções anuais para a verificação do cumprimento dos requisitos, acontece depois do investimento realizado na praia da vila nos últimos 3 anos, e que consistiu na colocação de mais 7 rampas no areal; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos.
O reforço do acesso ao areal e ao mar, e a instalação de uma passadeira tipo Mobi-Mat (de 25 metros quase até à água) para permitir um serviço de banhos assistidos (com auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias existentes na zona norte e zona do estádio)
A requalificação e boa gestão dos recursos naturais têm sido aposta de gestão da Autarquia, que tenta, também por estas vias, apresentar-se mais atrativa, numa altura em que continua a regista uma forte expansão da procura por nacionais e estrangeiros.
“É mais uma confirmação da correção da estratégia de investimento, nomeadamente na requalificação dos espaços de utilização pública, que assume particular relevância na alavancagem da economia local e aumento das condições de bem-estar dos locais, visitantes e turistas, bem como na atratividade do território para o investimento, a criação de emprego e geração de riqueza”, diz o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.
5 Praias do país já tinham obtido a certificação ISO 14001:2015 através de candidaturas apresentadas por concessionários aí instalados. O Município da Nazaré é o primeiro, em 308 existentes no país, a obter este diploma pelas boas-práticas ambientais em coordenação com as partes interessadas.
“O processo de certificação do Sistema de Gestão Ambiental da praia da Nazaré, para além de pioneiro, é mais um importante passo na qualificação do território do concelho. Temos a clara noção que este é apenas o primeiro passo de muitos que têm de ser dados num processo de melhoria contínua, mas também temos a consciência que são poucas as praias que detêm as condições que são proporcionadas aos locais e a quem nos visita. Uma vez mais o concelho da Nazaré tem razões para se orgulhar”, diz Orlando Rodrigues, vereador do ambiente da Câmara.
Pesquisa Geral