- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Municípios Europeus debatem políticas urbanas na Nazaré
Municípios Europeus debatem políticas urbanas na Nazaré
16 Janeiro 2020
Municípios Europeus debatem políticas urbanas na Nazaré
O Município da Nazaré irá acolher, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, um encontro de municípios europeus, no âmbito do projeto europeu URBACT (Space4People), dedicado à melhoria de políticas urbanas para as vilas e cidades.
Nestes trabalhos estarão presentes representantes dos municípios de Bielefeld (Alemanha), Valga (Estónia), Serres (Grécia), Badalona (Espanha), Guía de Isora (Espanha), Turku (Finlândia), Saint-Germain-en-Laye (França), Panevezys (Lituânia) e Arad (Roménia). Integrarão ainda as sessões de trabalho o responsável europeu do URBACT, Emmanuel Moulin, e os representantes nacionais do URBACT em Portugal, Maria João Matos e Ana Resende.
O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.
Este Programa visa promover e financiar a constituição de redes de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a sua posição chave face à complexidade crescente das mudanças societárias.
O URBACT apoia as vilas e cidades no desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental. Neste âmbito, é promovida a partilha de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas urbanas através da Europa.
Cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), este Programa Operacional (PO) já se encontra em execução, tendo a primeira fase decorrido entre 2001 e 2007, através do PO URBACT I; e a segunda no período 2007-2013, no âmbito do URBACT II.
O PO URBACT III, que dá sequência aos anteriores, foi formalmente apresentado em março de 2015 para vigorar no período 2014-2020.
A rede Space4People do URBACT pretende melhorar a quantidade e qualidade de espaços públicos atrativos nas áreas urbanas, através do uso principal do espaço público - a mobilidade - em três aspetos: melhorar a experiência do utilizador e adicionar espaço às redes pedonais e aos locais semipedonalizados, transformar os centros intermodais em centros urbanos de uso misto e reduzir e otimizar o estacionamento em espaço público. O Space4People utiliza uma abordagem centrada no utilizador, avaliando e criando o uso futuro e o design do espaço público.
Pesquisa Geral