- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazaré assinou protocolo que dá início ao processo de testes diagnóstico da infeção pelo Covid19 aos pescadores
Nazaré assinou protocolo que dá início ao processo de testes diagnóstico da infeção pelo Covid19 aos pescadores
20 Maio 2020
A Nazaré assinou protocolo de colaboração com diversas entidades que dá início ao processo de testes diagnóstico da infeção pelo Covid19 aos pescadores
A Câmara da Nazaré assinou, hoje, em Peniche, o protocolo de colaboração com várias entidades que tem como finalidades a aquisição e realização de testes laboratoriais de diagnóstico da infeção por SARS-CoV-2; a aquisição e distribuição de equipamentos de proteção individual e a promoção da melhoria da higiene, da saúde, da segurança e das condições de trabalho dos pescadores, no âmbito das medidas aplicáveis à COVID-19.
O acordo junta a Opcentro – cooperativa de pesca geral do centro, Capa-coop. Dos Armadores De Pesca Artesanal Crl, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o agrupamento de centros de saúde oeste-norte, a DOCAPESCA, Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM); e a Autoridade Marítima Nacional (DGAM) e tem como missão a adoção de medidas de prevenção, deteção e mitigação de contágio aos profissionais da pesca que exercem a sua atividade a bordo de uma embarcação aderente a Organização de Produtores OPCENTRO e que, expressamente, manifestem essa vontade.
A iniciativa de hoje integra o conjunto de medidas adotadas pelo destinadas à prevenção, contenção e mitigação da transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2.
No setor das pescas, devido às suas especificidades, grande parte da frota realiza viagens a curtas distâncias dos pesqueiros, o que implica uma constante rotatividade do seu local de trabalho.
“Igualmente a proximidade da atividade obriga o reforço de medidas de proteção individual, para manter as condições de segurança, assegurando com o seu trabalho a cadeia de produção alimentar e abastecimento dos mercados”, refere o documento assinado pelas várias entidades.
Os testes laboratoriais de diagnóstico serão realizados pelo laboratório para o diagnóstico da COVID-19, no Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo (CETEMARES) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, certificado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, estando a recolha das amostras programadas para o Armazém 33, no Porto da Nazaré.
No total, serão testados mais de 150 pescadores, segundo dados disponibilizados pela Associação local de Armadores de Pesca. O investimento, sem custos para os pescadores, será repartido entre o Ministério da Saúde, a Docapesca e a Câmara.
No âmbito do acordo, serão disponibilizados equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contágio no contexto da realização das suas atividades, pela Docapesca Portos e Lotas, S.A. e com a colaboração das organizações e associações da pesca, que também irão sensibilizar a comunidade para a utilização adequada dos meios disponibilizados.
Pesquisa Geral