- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazaré avalia processo de comunicação na interligação dos diversos níveis de intervenção operacional
Nazaré avalia processo de comunicação na interligação dos diversos níveis de intervenção operacional
11 Março 2021
O exercício envolveu três entidades e detetou a necessidade de adequações do Plano Municipal de Emergência.
O teste aos meios de resposta do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), Bombeiros Voluntários e Capitania do Porto da Nazaré a um alerta de tsunami, realizado esta quarta-feira (10 de março), no âmbito da receção de mensagens do Sistema de Alerta precoce para Tsunami do Atlântico Nordeste e Mares Conexos, NEAMTWS, serviu para verificar a eficácia do Plano Municipal de Emergência a situações de acidentes graves e catástrofes.
O exercício pretendeu avaliar todo o processo de comunicação utilizado na interligação dos diversos níveis de intervenção operacional, ao nível Nacional, Distrital e Municipal, e detetar eventuais constrangimentos que possam colocar em causa os fluxos de informação.
“Da nossa parte, do que nos foi transmitido, as metas foram totalmente cumpridas. Desencadeámos o nosso Plano e todas as ações solicitadas, assim como as que deveríamos fazer e que estão nele plasmadas”, explicou o vereador da Câmara Municipal, Orlando Rodrigues.
O responsável autárquico falou da adequação do Plano Municipal de Emergência às situações testadas, o que deverá acontecer em breve.
“Detetámos algumas lacunas no Plano Municipal de Emergência que serão alvo de atualização nos próximos meses”.
O exercício teve como objeto o alerta (laranja) de TSUNAMI, emitido às 09:26, pelo IPMA/PT.NTWC, com magnitude de 8.6, e localização em Marrocos.
Foram avisados os parceiros da Proteção Civil, emitidos os alertas para a situação, utilizados os meios locais de informação (pela rádio local, sistema sonoro da marginal, sms e redes sociais) e acionados os meios para a evacuação da população que vive junto ao mar.
Tratou-se de um teste às comunicações e à reação aos alertas relacionados, realizado ao longo de 7 exercícios, com o objetivo de verificar se os meios existentes são capazes e eficientes para responder a uma situação de calamidade.
O teste envolveu três entidades locais: Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros e Capitania do Porto da Nazaré.
Pesquisa Geral