- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazaré foi convidada do Surf Out Portugal certame dedicado aos negócios do surf
Nazaré foi convidada do Surf Out Portugal certame dedicado aos negócios do surf
17 Setembro 2018
Nazaré foi convidada do Surf Out Portugal certame dedicado aos negócios do surf
O mediatismo das ondas portuguesas e a alavancagem do turismo a um fenómeno desencadeado pelo surf foram alguns dos tópicos da participação de Walter Chicharro na “Surf Talks” de encerramento da Surf Out Portugal, evento que decorreu no passado fim-de-semana, no Estoril, por iniciativa dos irmãos Patrick e Salvador Stilwell, surfistas desde crianças.
O Presidente do Município da Nazaré foi convidado para falar da marca Praia do Norte, cuja notoriedade tem vindo a crescer, e do papel da autarquia nas mudanças verificadas na economia local desde que a terra passou a ser uma referência para o surf mundial, sobretudo depois do estabelecimento do primeiro recorde mundial (2011), e na visibilidade do país, que passou também a ser pesquisado pelo surf e as condições que oferece para a prática de desportos de mar.
O autarca referiu-se ao impacto dos recordes do Guiness e à presença regular de Big Wave Rides internacionais na Praia do Norte, onde esperam superar os seus limites, para falar de uma oportunidade de negócio que a sua gestão aproveitou para dinamizar a economia do concelho mais meses, ao longo do ano.
“Temos um ativo que mais ninguém tem no mundo, um canhão submarino que gera ondas com vários tamanhos”.
O autarca realçou papel do surf na economia local e dos parceiros que o Município tem procurado para afirmar a sua presença mundial, nomeadamente na divulgação da versatilidade das ondas do mar da Nazaré, como a WSL – World Surf League.
As alterações na procura evidenciaram-se nos últimos 4 anos, com o registo de recordes nas estadias ou nas visitas de conhecimento aos principais equipamentos turísticos (Forte de S. Miguel Arcanjo, o Ascensor ou os Postos de Informação e Turismo da Praia e do Sítio da Nazaré), tendo o autarca sublinhado que, em parte, “a estratégia de desenvolvimento local da Nazaré está assente na onda gigante”.
Sobre a estratégia para a captação de mais ganhos com a notoriedade alcançada pela espetacularidade das ondas e do mar, Walter Chicharro considera que “não há, no mundo, melhor local para testar alguns artigos direcionados para o desporto de ondas grandes do que a Nazaré”.
“O surf é um elemento fundamental para gerar riqueza a partir do mar. O país tem condições para a projeção mundial de produtos e marcas”, disse o autarca que realçou, ainda, a aposta do Município na presença regular de certames temáticos mundiais ligados à promoção turística e escolha da vila para o relançamento do país no mercado global, como a ação promocional do Turismo de Portugal na Times Square (Nova Iorque) feita com base na onda gigante surfada por Rodrigo Koxa, na Praia do Norte.
O posicionamento da Nazaré, a capacidade de acrescentar valor e dar retorno às campanhas de marketing das mais diversas marcas, pela notoriedade alcançada, tem sido reconhecida pela crescente escolha da vila para acolher campanhas publicitárias de grandes empresas internacionais (Lipton, Canon, Mercedes, Toyota EUA, Land Rover, entre outras).
“São estas mais-valias que deveremos afirmar e a promover junto das grandes marcas, para as trazer ao país”, consolidando esta “fase notável” que o setor atravessa no país. Estima-se que a modalidade gere um impacto de 400 milhões de euros em receitas anuais.
Pesquisa Geral