- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazaré integra “Noite Saudável das Cidades Centro de Portugal”
Nazaré integra “Noite Saudável das Cidades Centro de Portugal”
13 Dezembro 2019
Nazaré integra “Noite Saudável das Cidades Centro de Portugal”
A Nazaré assinou, ontem, o protocolo de adesão ao projeto “Noite Saudável das Cidades Centro de Portugal”, tornando-se no 25º Município do país a entrar nesta rede que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“Visa reforçar o trabalho na prevenção primária e secundária, bem como a promoção de hábitos de vida saudáveis no concelho da Nazaré”, explica a vereadora da Ação Social na Câmara da Nazaré, na sua proposta de adesão à iniciativa.
O projeto Noite Saudável da Cidade de Coimbra nasceu em 2014 e tem vindo a investir na prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool e consumo de drogas ilícitas, e na sinistralidade rodoviária, procura contribuir para a eliminação/ou atenuar os fatores de risco; promover fatores protetores, e potenciar a resiliência comunitária.
A coordenação científica deste projeto é assumida pelo Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico, CRI de Psiquiatria – CHUC e pelo IREFREA – Portugal.
“Temos como objetivos a redução de riscos” que deve ser encarado como um investimento e não um custo, explicou João Redondo, coordenador do projeto, durante a reunião que manteve com a comunidade e o Município da Nazaré para a formalização do acordo de colaboração.
O projeto apresenta um modelo ecológico da saúde pública da identificação e eliminação de fatores associados a situações potencialmente traumáticas.
O público alvo são os jovens, as famílias e a comunidade. A iniciativa é apoiada pela comissão de coordenação e desenvolvimento regional do centro, no âmbito do Centro 2020, com o principal intuito de investir, ao nível dos contextos recreativos noturnos, na prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool e consumo de drogas ilícitas, da sinistralidade rodoviária, a par com a promoção/reforço da segurança e resiliências comunitárias.
Pesquisa Geral