- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazaré mantém celebrações religiosas da Páscoa sem presença da habitual multidão
Nazaré mantém celebrações religiosas da Páscoa sem presença da habitual multidão
11 Abril 2020
Nazaré mantém celebrações religiosas da Páscoa sem presença da habitual multidão
A Paróquia da Nazaré levou, ontem, as imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Senhor dos Passos a casa dos munícipes numa via sacra noturna, diferente do habitual devido ao período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, para celebrar a fé com todos os devotos.
O Tríduo Pascal, o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Dia da Paixão do Senhor), o Sábado Santo (com Vigília Pascal), celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos, tem estado a ser celebrado à distância, sem a presença de público, com a realização de missas online e a “via sacra” de ontem.
Com o apoio de devotos,Confraria N.S Nazaré, Junta de Freguesia da Nazaré e Esquadra local da PSP, as duas imagens percorreram as principais ruas da vila, em carrinhas, acompanhadas pelos padres Paolo Lagatta e Salvatore Forte, que presentearam os habitantes com várias canções e rezas. Hoje, a Vigília Pascal será feita a partir do Santuário para a casa dos fiéis, a partir das 21h00), com transmissão pelo facebook, na conta da Confraria: https://www.facebook.com/cnsdanazare/, e da Paróquia https://www.facebook.com/paroquianazarepederneira/
Esta foi a forma encontrada para chegar aos munícipes, confinados às suas casas, sem se poderem deslocar aos locais de culto para acompanhar as tradicionais celebrações desta época.
“A iniciativa surgiu no intuito de animar a população num momento tão marcante como o que estamos a viver, e tentar unir uma forte devoção tradicional, a do Senhor dos Passos, com uma mensagem de esperança própria do tempo Pascal”, explica Paolo Lagatta.
As mensagens de agradecimento e de louvor pela iniciativa não se fizeram esperar. “Não havia casa, quintal ou janela que, mesmo nos lados mais recônditos, não tivesse uma vela, colcha ou pequeno sinal. De repente fez-se uma grande luz em toda a vila, e a noite pareceu até mais serena, os ânimos aliviados, os prantos e as rezas atendidas. Um momento histórico que ficará na memória de quem o organizou e de toda a população. Agradecimento especial à PSP que se encarregou do percurso”.
PROGRAMA
11 DE ABRIL - SÁBADO SANTO
Vigília Pascal:
21h00 - Santuário da Nazaré
12 DE ABRIL - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
10h00 - Paróquia de Famalicão
11h30 - Santuário da Nazaré
As celebrações não terão a presença de público que poderá assistir às celebrações a partir do facebook.
Pesquisa Geral