- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazaré propõe manutenção da quota para pesca da sardinha em 2019
Nazaré propõe manutenção da quota para pesca da sardinha em 2019
31 Julho 2018
Nazaré propõe manutenção da quota para pesca da sardinha em 2019.
A Câmara da Nazaré aprovou, ontem, por unanimidade, uma proposta a entregar à tutela das pescas onde defende a manutenção da quota da sardinha para 2019 nos valores autorizados para este ano.
No documento, que será enviado a diversas entidades com responsabilidade sobre a definição das políticas de pesca, defende-se a manutenção dos mesmos valores de pesca atribuídos em 2018; o aumento dos apoios ou financiamentos aos pescadores afetados pelos períodos de paragem e redução drástica do volume de capturas; bem como o desenvolvimento de campanhas que permitam a valorização de espécies alternativas, como a cavala ou o carapau, como forma de “revitalizar a pesca do cerco no nosso país”.
O Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES) defendeu no seu Relatório de 12 de julho de 2018 a suspensão total da pesca da sardinha em Portugal e Espanha face à redução do stock na última década.
A concretizar-se, a medida irá afetar 80 famílias da Nazaré que subsistem da pesca do cerco e milhares de pescadores a nível nacional.
Na proposta aprovada em reunião de Câmara, o executivo refere-se ao esforço da comunidade piscatória local para garantir a sustentabilidade deste recurso, através da paralisação da atividade e redução das capturas nos últimos 5 anos; bem como às diversas iniciativas da Autarquia para alertar a tutela sobre os impactes económicos e sociais negativos de uma redução da quota de pesca.
A sardinha é considerada um recurso de interesse estratégico para a pesca nacional. A Câmara da Nazaré defende a sustentabilidade ambiental, e deste recurso em particular, e manifesta a sua preocupação com o impacto da proposta que aponta para uma possível nova redução da quota de pesca da sardinha sobre o setor primário, assim como nos serviços (comércio, restauração e turismo).
Proposta
Pesquisa Geral